Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de abril de 2009

Potós voltam a incomodar patoenses


A exemplo de anos anteriores, a praga de potó volta a incomodar os sertanejos. Em Patos muitos já foram vítimas este ano das queimaduras decorrentes do líquido cáustico expelido (popularmente chamada de urina) pelo inseto. A direção do Hospital Regional de Patos, preocupada com o grande número de Paederus Irritans (potó) já acionou a Vigilância Ambiental para combatê-los.
Alguns cuidados:
Para amenizar o problema, recomenda-se lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto. Caso a pessoa só perceba a queimadura após o surgimento da mancha vermelha, deve-se lavar o local com sabonete antisséptico duas vezes ao dia.
Nos casos mais graves, quando a infecção é secundária, com surgimento de pus e feridas, o paciente deve procurar um médico para que sejam passadas medicações adequadas a cada caso.
Quando o inseto atinge a área do olho, deve-se procurar imediatamente um oculista, para ver se a infecção não comprometeu sua visão. As pessoas que sofrerem queimaduras não devem passar filtro solar antes que as bolhas cicatrizem, nem pomadas para evitar assaduras em bebês.
É bom evitar tomar sol nas áreas atingidas. Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho.
foto:www.sistemaodia.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,

Gostaria de pedi a você Marcos veja esse blog com notícias de catingueira lindeiltonleite.blogspot.com

Anônimo disse...

Em primeiro lugar o que causa as queimaduras não é a urina do inseto, e sim o pelo do seu corpo; em segundo lugar o acidentado não deve procurar um oculista, e sim um oftalmologista. Uma boa pesquisa não faz mal a ninguém.

Arquivo do blog