O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com a Petrobrás, distribuiu, nesta sexta-feira (24/04), sementes de girassol para 100 pequenos produtores rurais do município de Sapé, inscritos no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A iniciativa visa colocar a cultura do girassol como uma alternativa de renda para o agricultor com a produção de matéria-prima para a fabricação de biodiesel.
A distribuição de sementes de girassol faz parte do Programa Nacional de Biodiesel, da Petrobrás, e o Governo do Estado pretende contemplar inicialmente 56 municípios zoneados para a cultura. A meta é explorar uma área de dois mil hectares, nas regiões do Brejo, Agreste, Curimataú e Litoral paraibano, beneficiando mil agricultores familiares.
Cada produtor rural de Sapé – primeiro município contemplado com o programa – recebeu 10 quilos de sementes para plantio em dois hectares com solo já preparado. As sementes foram entregues na comunidade Cidade Cristã aos agricultores do Assentamento 21 de abril. Para a região de Sapé serão destinadas 9 toneladas de sementes de girassol.
A proposta do Sedap e Petrobrás é dar apoio para o plantio e também assegurar o recolhimento de toda a matéria-prima para a fabricação do biodiesel. À Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, através da Emater, caberá dar o suporte técnico, fazer o cadastramento dos produtores e viabilizar a entrega dos produtos às comunidades.
A iniciativa vai assegurar alternativas de sustentabilidade ao homem do campo. “A finalidade do Programa da Cultura do Girassol é diversificar a produção de algumas culturas que poderão aumentar a renda familiar. Na região de Sapé, a produção de girassol é propícia, o que vai contribuir para o sucesso da iniciativa”, frisou o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcante Junior.
Além de representantes do Governo do Estado e da Petrobras, participaram do evento o vice-prefeito de Sapé, Melquíades João do Nascimento Silva (PSB), a secretária de Agricultura do município, Lenilda Adolfo Leôncio, o presidente da Cooperativa Vinculus, Severino Dantas, e representantes do sindicato dos trabalhadores rurais.
COLHEITA
Segundo o coordenador técnico da Vínculus, José Otávio, a colheita é realizada de 100 a 130 dias após o plantio, quando a semente está com coloração castanha. A Cooperativa Vínculus, empresa de prestação de serviços em desenvolvimento sustentável, vai atuar juntamente com a Emater, que vai prestar assistência técnica aos produtores rurais.
O teor de umidade dos grãos para o armazenamento é de 11%, podendo o girassol ser colhido com 14% de umidade para posterior redução da umidade a 11%. A expectativa de colheita por hectare é de dois mil quilos. A produção da Paraíba, a exemplo dos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Pernambuco, será destinada para a base da Petrobras em Quixadá, no Ceará.
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário