Em busca de desenvolvimento e gestão administrativa compartilhada prefeitos e representantes municipais de 24 municípios do Sertão do Estado participaram durante todo o dia de ontem (17 ) na sede do Centro de Educação e Formação Sindical (Cepfs) em Matureia, da reunião dos Territórios da Cidadania do Médio Sertão. A intenção é unir municípios , Estados e Governo Federal para fortalecer as políticas públicas.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) vai disponibilizar para o Médio Sertão 136,2 milhões de reais que beneficiarão 226.791 habitantes. No encontro participaram mais de 120 pessoas entre agricultores, familiares, lideranças de assentamentos, presidente de associações comunitárias, secretários municipais. Eles formaram grupos de discussões e elaboraram documentos sobre as formas de aplicação do dinheiro público e sugestões para aperfeiçoamento dos programas federais segundo a realidade local.
Entre os municípios contemplados pelo Território da Cidadania estão: Matureia, Teixeira, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Imaculada, Junco do Seridó, Mãe Dágua , Malta, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Vázea e Vista Serrana.
Segundo o Secretário Executivo do programa Territórios da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado da Paraíba, Marenilson Batista, o Território da Cidadania tem uma importância muito grande, pois ele busca integrar políticas visando diminuir as desigualdades, ou seja, são 22 ministérios ofertando políticas públicas e buscando o desenvolvimento sustentável da região , geração de emprego e renda, universalizar os programas básicos de cidadania.
O prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas Lopes, que é médico e possui uma larga experiência em saúde, representou o grupo de discussão Saúde, Saneamento e Acesso à Água, defendeu as políticas públicas de saúde e apontou várias falhas e sugestões que podem modificar o perfil do atendimento aos usuários dos SUS nos municípios que fazem parte do Território. Ele disse que para assegurar os recursos, os municípios que fazem parte do Médio Sertão terão que encaminhar o mais rápido possível os projetos para buscar emprego e renda considerando as potencialidades de cada região, a exemplo a Serra de Teixeira que tem um potencial muito grande de fruticultura.
O prefeito de Maturéia Daniel Dantas e o prefeito de Santa Terezinha, Davi Cordeiro, foram eleitos representantes do Comitê Gestor de Articulação do Território da Cidadania do Médio Sertão. Daniel afirmou que representar 24 municípios do Sertão é uma responsabilidade social e econômica muito grande, pois exige articulação política e muito compromisso com as políticas públicas do Médio Sertão junto aos Ministérios do Governo Federal. O prefeito de Santa Terezinha disse que irá trabalhar para cumprir com as prioridades discutidas no território e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Renata Dantas (Ascom Maturéia)
Foto: Pico do Jabre - Marcos Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário