As chuvas caídas no Sertão nos últimos dias foram muito bem vindas para a agricultura. Por outro lado foram responsáveis por um grande problema para a classe estudantil. No Município de Quixaba 90% dos alunos da zona rural estão com extrema dificuldade para chegar às salas de aula. Todas as estradas que dão acesso à cidade estão esburacadas, não permitindo aos veículos que fazem o transporte escolar pegar os estudantes nas paradas programadas. A comunidade mais castigada com a buraqueira a da Serra da Boa Vista, praticamente isolada, localizada a dez quilômetros da cidade.
De acordo com o prefeito de Quixaba, Julio Cezar (PMDB), para ir e voltar à escola, parte do alunado tem que percorrer 40 quilômetros a mais de percurso. “É uma situação complicada em decorrência da precariedade de nossas estradas. Só para se ter idéia do problema, os alunos para ir às escolas têm que passar por estradas de Salgadinho, município vizinho a Quixaba”, lamentou.
Esse problema, segundo ele, deve demorar ainda uns quinze dias para ser solucionado, isso se as chuvas não caírem de forma mais intensa. Tratores, específicos para serviços de terraplanagem vão ser usados para recuperar todas as estradas. Se não bastassem as recentes quedas do FPM, praticamente única receita do Município, não há recursos em caixa para essas ações emergenciais. Quixaba não entrou em estado de emergência, como Patos, e por isso não terá recursos específicos para tal obra.
Se de um lado a população vem sofrendo com esse problema de locomoção, por outro há grande otimismo com relação à colheita deste ano, que será recorde na história do Município, segundo o prefeito Julio Cezar. O bom inverno de 2009 logo, logo permitirá uma excelente safra de feijão e milho. “Caso as previsões de colheita de grãos se confirme teremos muito que comemorar. Se Deus quiser”, enfatizou Cezar.
Pimenta - Uma cultura que vem ganhando confiança dos produtores rurais, a qual pode se tornar mais uma importante fonte de renda para o homem do campo, a plantação de pimenta, a cada dia ganha mais adeptos. A Secretaria Municipal de Agricultura informou que este ano a plantação desse produto cresceu de maneira bastante significante, inclusive ganhando destaque em matéria da Globo. Os agricultores estão trabalhando com cinco espécies da cultura, que tem mercado garantido.
Por ter uma população em torno de 60% vivendo na zona rural, a nova administração de Quixaba vem valorizando bastante esse setor e buscando alternativas que mantenham as famílias em seu habitat. Vários projetos em parceria com o Sebrae, bancos, ONGs estão sendo implantados nessa direção. “Como não temos parque industrial, a saída para conseguirmos desenvolver nosso município é através do campo. Se houver verdadeiros incentivos, um programa de agricultura familiar eficiente, não tenho dúvidas que a população viverá bem melhor”, comentou Julio Cezar.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário