Por Airton Alves
Com diversos bairros alagados e famílias desabrigadas, o prefeito de Patos-PB, Nabor Wanderley (PMDB) declarou nesta terça-feira (14), situação de emergência no município. A medida foi tomada após o nível do Rio Espinharas atingir a marca de 3,5 metros, o que indica que a cheia de 2009 deve superar a dos anos anteriores.
O decreto de emergência foi aplicado a 10 bairros: Morro, Jardim Guanabara, Novo Horizonte, Santo Antônio, Dom Bosco, São Sebastião, Juá Doce, Noé Trajano, Salgadinho e Nova Brasília, afetados por enchentes, desmoronamentos e erosões. O coordenador da Defesa Civil municipal, Rubens Nogueira, afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para atender as regiões mais castigadas pela enchente.
Na manhã desta quarta-feira (15) uma equipe da Secretaria de Infra-estrutura voltou ao bairro do Morro – o mais atingido pela enchente – para recolher o que sobrou da tragédia.Equipes, coordenadas pela Defesa Civil municipal estiveram no Morro e nos demais bairros para cadastrar ás famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas da enchente. As famílias que tiveram as casas inundadas foram acomodas em casas de parentes, e outras foram removidas para abrigo público, informou a Defesa Civil.
Nos bairros Santo Antônio, Jardim Guanabara, São Sebastião e Juá Doce, localizados ás margens do Rio Espinharas, dezenas de famílias estão ameaçadas pela enchente. A Defesa Civil mantém monitoramento e acompanhamento constante da situação em Patos. Até a noite de ontem, pelo menos 1.500 pessoas tinham sido encaminhadas a casas de parentes, e outras 500 a abrigos improvisados em um Centro de Treinamento e dois ginásios de esportes.
Coordecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário