O município de Matureia, que possui um dos maiores patrimônios naturais e ambientais da região Nordeste, foi palco ontem à tarde (04) de um evento histórico e religioso sob a proteção do padroeiro local e patrono da natureza: São Francisco de Assis. A solenidade elevou a Igreja Matriz à condição de Paróquia. São Francisco de Assis foi reconhecido pelo Papa João Paulo II em 1979 como Santo Protetor dos Ecologistas.
O ato litúrgico da posse do novo administrador paroquial reuniu mais de 1500 pessoas no largo da Igreja São Francisco de Assis numa demonstração de fé e devoção cristã. Estiveram presentes na solenidade, o Bispo de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias, o padre que irá administrar da paróquia de Matureia, Sebastião de Assis, padre José Nildo Lopes da Paróquia de Teixeira, que coordenava as ações religiosas da igreja anteriormente e uma comitiva de padres de municípios e Estados vizinhos prestigiou a festa religiosa.
O Bispo de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias, reforçou a importância de uma paróquia para as ações religiosas do município e elogiou o esforço conjunto das comunidades eclesiais de base, das pastorais, do conselho pastoral, de todas as pessoas que tiveram sensibilidade, se uniram em torno do esforço coletivo e conduzidos pela fé e solidariedade ajudaram a elevar a igreja de Matureia a Paróquia.
O padre Sebastião de Assis Nóbrega que irá assumir os trabalhos religiosos da Paróquia de Matureia, afirmou que apesar da pouca experiência no sacerdócio, pretende enfrentar vários desafios entre eles: a formação de lideranças e discípulos missionários que estejam com o coração aberto para trabalhar em favor da construção e fortalecimento da consciência religiosa no município.
Ele frisou que o povo de Matureia é um povo audacioso e corajoso que caminha para frente, guiado pela fé em Deus. “‘ Temos vários sinais presentes em nossa comunidade que nos ajudam e que podem motivar o administrador paroquial para cada vez mais colaborar no engrandecimento dessa cidade”, argumentou.
Renata Dantaas
2 comentários:
depois dá uma olhadinha no meu blog.
:)
...Ah, mas antes olha o seu email e tenta fazer aquela alteração..rs..
obrigada.
Postar um comentário