Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 7 de abril de 2009

Paraibana participa da etapa nacional de prêmio de empreendedorismo feminino


Sebrae Mulher de Negócios revela vencedoras nesta terça-feira, 07, e Maysa Gadelha, empresária de CG, é forte concorrente ao título


Criado para revelar histórias de destaque do empreendedorismo feminino no Brasil, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerra sua competição do ciclo 2008 nesta terça-feira, 07. Durante o evento serão reveladas as duas mulheres que obtiveram mais destaque com suas historias de vida e no mundo dos negócios. A etapa final, que acontece em Brasília, deve reunir 19 concorrentes das cinco regiões do país e a paraibana concorrerá na categoria Grupos de Produção Formal.
"Essa é a quarta vez que a Paraíba é representada na final do concurso. Isso mostra tanto a expressividade das histórias das mulheres da nossa terra quanto o nível de empreendedorismo feminino que vem aumentando cada vez mais entre as paraibanas, seja no comando de cooperativas como de micro e pequenas empresas", destaca Maria José Menezes, gestora do prêmio na Paraíba.
Apenas duas escolhidas no NE
Para a quinta edição do prêmio, na etapa regional, concorreram 2.667 candidatas. Na região Nordeste, Maysa foi selecionada junto com a piauiense Luzia Maria Costa, presidente da associação das artesãs do bairro São Vicente de Paula. As vencedoras da etapa nacional devem ganhar uma viagem internacional para conhecer um centro empreendedor. O Sebrae concede o prêmio em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW - Brasil).
"O Sebrae tem este prêmio como bandeira para valorizar e reconhecer a trajetória de vida dessas profissionais de sucesso. Por meio de exemplos, outras mulheres podem perceber que é possível ser empreendedor sem depender de ninguém", explica a coordenadora da premiação nacional, Maria Del Carmem.
Naturalmente colorida

Maysa Gadelha teve de aprender todos os segredos da agricultura para cultivar o seu sonho de fabricar um produto com identidade única. Das mãos meladas de terra, ela conseguiu formar uma cooperativa que hoje reúne 35 cooperados, sendo 25 ligados a empresas, dez cooperados de outros setores, dez associações e cooperativas de artesãos, além da participação de artesãos autônomos, gerando 850 empregos diretos e indiretos.
Atualmente a CoopNatural trabalha desde o plantio do algodão colorido até a produção dos fios que trançam as peças de roupas que fazem uma releitura da cultura nordestina vinculada às tendências da moda internacional. A cooperativa conseguiu cumprir os sonhos de sua idealizadora e hoje oferece ao mercado a qualidade de um produto artesanal, ecologicamente e socialmente corretos, utilizando ainda o conceito da agricultura familiar, mão-de-obra de cooperativas, clubes de mães e associações de bairros da periferia da cidade de Campina Grande.
"Acho que todas as mulheres podem se sentirem agraciadas com mais essa conquista. Nós da cooperativa vencemos juntos e vamos disputar a etapa nacional com outras histórias fantásticas. Eu represento todas as mulheres batalhadoras que buscaram seus sonhos. O sentimento é mesmo de gratidão e os planos agora são de crescer mais. O sonho ainda continua e temos muito por fazer", comentou Maysa Gadelha.
Avanço feminino
As mulheres a muito vem se posicionando no mundo dos negócios e ocupam postos em várias frentes em áreas como indústria, comércio e agropecuária. Segundo resultados da pesquisa Global Entrepeneurship Monitor (GEM 2008), que mede as taxas de empreendedorismo mundial, a força de trabalho feminina representa 46% do total de 14,6 milhões de empreendedores.
"Existem muitos exemplos diferentes, mas todos eles têm em comum uma história de superação. Essas trajetórias inspiram porque demonstram pelo exemplo que toda mulher pode conseguir realizar seu objetivo. Elas deram a volta por cima e estão em um patamar mais alto e só chegaram onde chegaram porque idealizaram um sonho e o realizaram", enfatiza Del Carmem.

Assessoria Sebrae

Nenhum comentário:

Arquivo do blog