Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Espaço Sindical



Servidores municipais de Patos paralisam atividades segunda-feira




Os servidores Públicos Municipais de Patos em assembléia realizada neste sábado, às 09h da manhã no Auditório da Associação Comercial de Patos, decidiram paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, em virtude do aumento da carga horária de 6 para 8 horas conforme determinou o Prefeito Nabor Wanderley.
O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, falou aos presentes que foram feitas várias tentativas junto ao Prefeito e secretários no sentido de reverter à situação, mantendo um único turno de trabalho de 6 horas para todos, mas que não foi flexibilizado nada por parte do gestor municipal. “Fizemos um levantamento do número de servidores por local de trabalho, por turno de funcionamento nas repartições públicas, depois confirmamos os números junto à secretaria de educação e chegamos à conclusão de que não haveria necessidade do aumento da carga horária em 10 horas semanais e mesmo assim o prefeito não atendeu a nossa reivindicação”, disse o sindicalista.
Gonçalves afirmou que os servidores municipais de Patos sempre trabalharam 6 horas corridas, num único turno de trabalho e só no quinto ano de governo Nabor, depois da reeleição, os servidores recebem no dia 1º de janeiro de 2009, um presente de grego, ou seja, o aumento da sua carga horária de 6 para 8 horas. “As auxiliares de serviços, merendeiras, vigias, garis, motoristas, servidores da saúde, em sua maioria são pessoas idosas, muitos com problemas de saúde, outros não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar, mas infelizmente o prefeito não foi sensível a reivindicação da categoria”, enfatizou.
Outra questão levantada pelo sindicalista diz respeito ao Estatuto dos Servidores Municipais, que garante para os servidores que trabalham 8 horas, uma gratificação de no máximo 100% sobre o salário base e alguns servidores passaram a receber essas gratificações em torno de 50% mas também foram retiradas em janeiro de 2009. “ Não concordamos com o aumento da carga horária, pois a luta no momento é pela redução da jornada de trabalho, até o presidente Lula está orientando os prefeitos e governadores a contratarem em dois turnos os trabalhadores para as obras do PAC, no sentido de gerar emprego e renda, e aqui em Patos está justamente acontecendo o contrário”, lamentou Gonçalves.
Sindicato lamenta atitude de jornalista
O sindicalista também contestou a opinião do jornalista Vicente Conserva da Rádio Itatiunga, quando tratou o sindicato de intransigente e os servidores municipais de Patos de preguiçosos, que não queriam trabalhar e afirmou que os mesmos teriam que trabalhar 8 horas e atender muito bem a população, pois existem milhões de trabalhadores que querem trabalhar ganhando apenas R$ 100,00 (cem reais) por mês. “É repugnante um jornalista, jovem, atuante, emitir uma opinião dessas, sem nenhuma base jurídica e acima de tudo a falta de humanidade, especialmente com as mulheres que fazem o trabalho de limpeza pública, as garis, que trabalham no sol causticante, desrespeitando assim os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. “Entendemos que o mesmo faz parte da administração, já foi secretário de comunicação do governo, mas não precisa agir dessa maneira, de forma tendenciosa, parcial, contra os interesses dos trabalhadores”, desabafou o presidenete do Sinfemp.
O sindicato estará realizando uma nova assembléia na segunda-feira, dia 09, às 08h da manhã, no Auditório da Associação Comercial de Patos para fazer novos encaminhamentos, a exemplo de ações na Procuradoria Regional do Trabalho, Ministério Público, além de manter a paralisação da categoria. “Todos os servidores municipais que passaram a trabalhar 8 horas estão sendo convidados para comparecerem a nossa assembléia geral, na Associação Comercial de Patos, nesta segunda-feira”, comentou Gonçalves.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog