Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cariri paraibano terá aumento de 15% no volume de turistas em 2009


Meta foi definida durante reunião com prefeitos, produtores e gestores de Turismo da Paraíba

Com um pouco mais e infra-estrutura, foco na cultura e na produção artesanal, o fluxo turístico do Cariri paraibano pode crescer até 15% este ano. Esta é a perspectiva mostrada pela gestão do Turismo do Sebrae, hoje, dia 3, em Campina Grande, que foi encarada pelos prefeitos, assessores e produtores da região como uma meta a ser cumprida. Todos se reuniram para acertar os detalhes de mais um triênio de trabalho sustentável no território.
Até 2011, o Cariri pode até chegar aos 25% de aumento no número de visitantes, dependendo dos trabalhos desenvolvidos no local. Este é o resultado de um gerenciamento e consolidação dos negócios que o Sebrae projetou para o território. Os prefeitos explanaram alguns pontos turísticos novos que a região pode oferecer como atrativo local ao turista. O governo do Estado vai continuar apoiando o projeto.
A reunião conseguiu atrair pelo menos um representante de cada uma das 31 cidades do território, conforme a gestora do Sebrae, Rosa Maria Correia. Ela apresentou o que foi feito durante os últimos três anos na região, destacando o Roteiro Cariri – Um tributo a você!, lançado em 2008. A rota turística, que passa por sete cidades do Cariri, conseguiu lotar os estabelecimentos da região com visitas.
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento expôs os ajustes que os municípios deverão cumprir para entrar no turismo cultural de mercado. Muitas são as vertentes culturais a serem exploradas na região. Durante a reunião, pode-se perceber que o Cariri possui, já para o início dos trabalhos, o carnaval das águas, que pode atrair multidões devido à combinação de banhos naturais em açudes com a música local.
Atrativo
Sem perder a oportunidade do desenvolvimento local, a prefeita de Barra de São Miguel, Luci Costa, disse que já está trabalhando o turismo de maneira individual. “Estamos preparando um carnaval folclórico, com personagens de figuras da nossa própria cultura. Os jovens do município estão trabalhando na confecção de máscaras carnavalescas em formato de caprinos”, explicou.
Ela e outros prefeitos do Cariri oriental ainda não se integraram ao projeto de turismo do Cariri. Mas a partir de hoje, eles não só mostraram interesse em participar das empreitadas em busca de visitação e geração de renda como já saíram da reunião com visitas agendadas para oficializarem a participação junto à secretaria estadual.
Assessoria Sebrae

Nenhum comentário:

Arquivo do blog