Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de agosto de 2008

Dia D contra rubéola


O Governo do Estado, por meio de sua Secretaria da Saúde, mobiliza os 223 municípios paraibanos e promove neste sábado, 30, o Dia D de mobilização contra a Rubéola. Na Capital, a abertura oficial será feita pelo Secretário Geraldo Almeida, às 8h, na Praça Flávio Ribeiro Coutinho, Retão de Manaíra (em frente ao Manaíra Shopping). Após pouco mais de 20 dias de iniciada a Campanha contra a Rubéola, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) constatou a resistência dos homens paraibanos em se vacinarem contra a doença.
O mais agravante disso tudo é que do surto registrado em 2007 na Paraíba, 67% dos casos foram da classe masculina na idade de 20 a 39 anos. Diante dessa situação, o Governo do Estado renova o apelo no sentido de sensibilizar essas pessoas a procurem se vacinar contra a rubéola. Para Valter Albuquerque, Chefe do Núcleo de Imunização da SES, não adianta as mulheres fazerem a sua parte e os homens não, pois o vírus continuará circulando, e dessa forma, jamais será eliminado. “Se não tivermos contra-partida das pessoas do sexo masculino, elas continuarão prejudicando aqueles que estão ao seu redor, como as mulheres, filhos, netos, amigos, entre outros”, destaca.
No local da mobilização será oferecido um café da manhã para os participantes e haverá, ainda, a distribuição de material educativo. No stand montado para o evento, uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde estará de plantão durante todo o dia para vacinar as pessoas interessadas em eliminar o vírus da Síndrome da Rubéola Congênita. De acordo com dados do núcleo de Imunização da SES, mais de 667 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença no Estado. Desse montante, 64,34% são mulheres e apenas 46,22% são homens. “Com o Dia D, esperamos provocar na população o interesse pela procura da vacina a fim de atingirmos 100% do público alvo”, informou.
Valter Albuquerque disse que normalmente na 1ª semana de iniciada qualquer campanha, há sempre uma adesão mais forte das pessoas, já entre a 2ª e 3ª semanas é registrado sempre uma queda, por isso, o Ministério da Saúde, instituiu o Dia D para cada mobilização, a fim de retomar o interesse da população.
SECOM

Nenhum comentário:

Arquivo do blog