Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 25 de março de 2008

Chuvas provocam desabamento de casas em Patos

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, passou toda a manhã de hoje visitando as áreas onde existem casas com ameaças de desabamento. As fortes chuvas caídas na noite de ontem provocaram alagamento de diversas residências, principalmente nas comunidades das Sete Casas e Vila Nova (Cangote do Urubu), Monte Castelo e São Sebastião. No Cangote do Urubu três residências não suportaram as chuvas e vieram ao chão, uma delas momentos depois que a família do senhor James da Silva Ribeiro havia saído logo que ouviu o estalo da madeira que avisava o que iria acontecer. Uma quarta casa, construída no leito de um riacho, a qual estava obstruindo a passagem das águas, teve que ser demolida para evitar que outras também caíssem.
Nabor Wanderley esteve acompanhando os serviços nas referidas localidades, resolvendo o problema de quem ficou sem teto e conversando com os moradores. Ele foi acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Rubens Nogueira, da secretária de Ação Social, Elisabeth Sátyro e o pessoal da Saúde e da Infra-estrutura. O prefeito de Patos determinou que todas as secretarias dessem atenção especial a essas áreas de risco, já que os problemas precisam de rápida solução. Hoje 51 famílias passaram a ser transferidas para o ginásio O Rivaldão, onde receberão alimentação, medicamentos e toda atenção necessária por parte da administração municipal. Elisabeth Sátyro explicou que a preocupação maior da Prefeitura no momento tem sido de evitar que novos desabamentos venham a acontecer nessas localidades mais castigadas pelas águas. Sobre a atenção às famílias que estão sofrendo pelos alagamentos explicou que as que forem transferidas para O Rivaldão vão receber refeições já prontas e outras que decidiram permanecer em suas casas feiras.
Nabor explicou que as famílias que tiveram suas casas derrubadas pelas chuvas já estão cadastradas para receberem este ano habitações de alvenaria, no Cangote do Urubu serão 84. Enquanto elas não são erguidas a Prefeitura irá procurar imóveis e alugar imóveis para alojá-las. “Emergencialmente estamos desobstruindo algumas ruas e abrindo alguns canais para facilitar a passagem da água. O problema maior é que construíram casas dentro do riacho, mas estamos aqui para resolver os problemas, oferecer toda a assistência necessária a essas famílias”, comentou Nabor, acrescentando que aguarda apenas a liberação dos recursos da Funasa para iniciar a construção das casas do Cangote do Urubu.

Assessoria
fotos: Weberso Leitão

Nenhum comentário:

Arquivo do blog