Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Educação zero


Hoje tirei um tempinho para observar mais atentamente a atitude das pessoas perante o trânsito na cidade de Patos. Não quero ser nenhum pessimista, já sendo, mas acredito que dificilmente as pessoas chegarão a um nível de lucidez satisfatório para tornar o trânsito de Patos harmônico, onde todos desfrutem do direito de ir e vir com total segurança. É incrível a imprudência de condutores, especialmente de motos e bicicletas, que não respeitam cruzamentos, avançam no semáforo vermelho. Faixa de pedestre para muitos não passa de uma pintura abstrata no chão, de ficícil comprensão. Acredito que a superintendência de Trânsito deve ter chegado a essa conclusão e conseqüentemente desenvolverá persisitentes campanhas, ao menos no centro da cidade, nas escolas, para que tenhamos gente educada no futuro próximo. Os constantes acidentes envolvendo motos em nossa cidade parece-me que não estão servindo muito de exemplo. É necessário punições severaas, desde pesadas multas à cassação da CH. Algo tem que ser feito com urgência antes que nossa querida cidade apareça nas estátísticas das que mais matam no trânsito. Nos finais de semana pobres dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não têm descanso prestando socorro a irresponsáveis, muitos alcoolizados, que andam fazendo besteiras pelas ruas da cidade.

foto: Weberson Leitão

Um comentário:

Italo Salomão disse...

É exatamente assim que me sinto; impotente, inexperançoso perante o trânsito de Patos e seus condutores.

Sentado na "Banca do Fórum", do companheiro João Batista, fico a observar nos mínimos detalhes o quão caótico, desorganizado e mal educado é o trânsito e os condutores de veículos de nossa cidade. Param em cima das faixas de pedestres para comprar milho, revistas ou pedir informações. Atravessam sinal vermelho, buzinam se o veículo da frente não largar rapidamente, ultrapassam pela direita, param em fila dupla, dentre outros, vário outros absurdos.

Esta semana, ví ainda algo pior, algo que me deu nos nervos. Um irresponsável, cujo nome não citarei, conduzia uma moto pelo centro da cidade, mais precisamente ao lado da prefeitura. E, centímetros após ultrapassar à faixa de pedestres, bem junto a calçada, o dito cujo desligou o motor, desceu, apanhou algo no chão, subiu na moto e foi embora.
Curioso não? Sabe o que ele apanhara no chão? A chupeta do próprio filho que carregara na moto sem segurança alguma. Filho este inclusive que não possui sequer um ano de vida.

E o que não menos me deixou irritado em toda àquela cena foi ver que dois azulzinhos estavam ali, bem próximos, olhando tudo acontecer sem sequer aplicar uma advertência ao condutor irresponsável.


No trânsito de Patos os que formados foram para educar e, se preciso for multar, até agora em nada mostraram pra que ali estão.





italosgm@gmail.com

Arquivo do blog