Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Começam homenagens de 100 anos do Monsenhor

Começam hoje na Capital paraibana as homenagens de 100 anos de nascimento do religioso e educador Monsenhor Manoel Vieira. A abertura da programação, que será estendida aos municípios de Patos e Uiraúna, que receberá os restos mortais de seu ilustre filho, será hoje às 16h com a celebração de uma missa presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, na Igreja de São Francisco. Na seqüência acontece, no Campus do Unipê, lançamento do livro “Um Apóstolo da Educação no Nordeste – Monsenhor Vieira e o Ginásio Diocesano”, do escritor e jornalista Evandro Nóbrega. Em João Pessoa ainda haverá, na presença dos familiares do homenageado, a outorga (in memoriam) da medalha Epitácio Pessoa, pela Assembléia Legislativa; título de cidadão pessoense, pela Câmara Municipal; título de “Professor Honoris Causa” do Unipê e da medalha Irineu Pinto, pelo Hinstituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHPG.
Em Patos as homenagens ao mestre Pe. Vieira acontecem no próximo dia 18, com a recepção dos restos mortais do Monsenhor no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres. Às 17h haverá missa de corpo presente na Catedral, celebrada pelo bispo diocesano, D. Manoel dos Reis de Farias. Às 19h acontece sessão solene na Câmara de Vereadores e finalizando o lançamento do livro de Evandro Nóbrega e do selo comemorativo ao evento. No dia 19h as homenagens se concentram em Uiraúna, terra natal de Pe. Vieira. Às 16h cerimônia de recepção aos restos mortais de Monsenhor Vieira e os de sua genitora, Maritana Fernandes Vieira. Seqüenciando o evento, lançamento do selo comemorativo, lançamento do livro do jornalista Evandro Nóbrega e no sábado, dia 20, missa às 9h30 na igreja matriz Jesus Maria, presidida pelo bispo de Cajazeiras, Dom José Gonzalez Alonso, marcando assim o fim das homenagens.
Manoel Vieira nasceu em 27 de fevereiro de 1907 em Uiraúna-PB, mais precisamente no Sítio Curupaity. Foi para cajazeiras em 1919, onde estudou no Colégio Diocesano Padre Rolim. Depois foi para o Seminário Arquidiocesano de João Pessoa. Na Capital conclui o curso ginasial e os superiores de Teologia e Filosofia no Colégio Pio X. Foi ordenado sacerdote em 1930 por D. Moisés Coelho, em Cajazeiras. No mesmo ano assumiu a direção espiritual do Colégio padre Rolim, lesionando ali Matemática e educação Moral e Cívica. Dois anos depois assumiu a direção da escola. Depois assumiu várias funções como vigário geral de Cajazeiras, vigário de Princesa Isabel (1935).
Em 1942 passou a dirigir o Ginásio Diocesano de Patos, coordenando também a Paróquia local. Em 1967 foi eleito deputado federal pela Paraíba. Em 1970 renunciou ao cargo por problemas de saúde. Depois tornou-se diretor do Sistema Carcerário da Paraíba, onde permaneceu nessa função até 5 de outubro de 1994, quando faleceu, vítima de acidente de carro.

Um comentário:

Helyda Gomes disse...

Olá Marcos.

Me chamo Helyda e me formo este ano em Jornalismo.
Que carreira legal você tem.
parabêns.
Se puder me dar umas dicas...eu agradeceria. Meu sonho é trabalhar em algum veículo aí no NOrdeste.

Abraço.

Arquivo do blog