Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Campanha de doação de órgãos




Está acontecendo em Patos a IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que tem como tema: Preserve a vida - seja um doador de órgãos. O trabalho de conscientização é desenvolvido pela ABTO - Associação Brasileira de Doação de Órgãos e tecidos. Quem foi ao Estádio José Cavalcante na noite de ontem para assistir ao jogo envolvendo Nacional e Coruripe de Alagoas recbeu panfleto explicativo sobre esse trabalho que busca salvar vidas em todo o País. No Brasil cerca de 700 ml brasileiros aguardam por um transplante.
Para a pessoa ser doadora não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar a sua família do desejo de doar órgãos.
Existem dois tipos de doadores, o vivo, onde qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Doador cadáver, são os paciente em UTI com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
Do doador cadáver podem ser obtidos órgãos como coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim, córne, veia, ossos e tendão. No Centro de Transplante de Patos, localizado no Hospital Regional, só faz coleta de córnea. Os órgãos doados vão para pacientes que precisam de transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público. Quem se interessar em obter maiores informações sobre doação de órgãos é só ligar para: 0800611997 ou acessar o site www.abto.org.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog