Foto:Marcos Eugênio |
O médico e ex-deputado estadual da Paraíba, Carlos Candeia, filho de Quixaba, município vizinho a Patos, foi amplamente elogiado em cadeia de rádio na manhã desta quarta-feira. A qualidade do profissional foi destacada pelos apresentadores do radiojornalismo, que deram ênafse à posição de Candeia de ter optado por deixar a política e se dedicar à Medicina.
Em cima dessa informação chama-me atenção a realidade vivida pelo PSF em nosso Estado, em nossa cidade, carente desses profissionais. Se tantos médicos não deixassem sua profissão para segundo plano em detrimento da política talvez tivéssemos a presença destes nas unidades de saúde, atendendendo o povo na atenção básica, como preconiza o SUS. Hoje existe um verdadeiro leilão por médicos.
Os municípios disputam e se comprometem a pagar salários bem acima do previsto no Programa Saúde da Família para tê-los. No Sertão a complicação é maior. A maioria dos médicos possuem vários vínculos e não cumprem a carga devida. Com isso há inchaço na média e alta complexidade, a exemplo do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que realiza milhares de consultas, algo que não é de sua obrigação e sim a urgência e emergência, recebendo pacientes de 90 municípios paraibanos, além do RN e PE.
Marcos Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário