Marinho diz que a campanha será intensa em Patos |
O Hemonúcleo de Patos abre nesta quinta-feira 17 a campanha ‘Folia do Sangue’, que visa regular o estoque de sangue para o período do carnaval, quando normalmente a demanda pelos hemocomponentes aumenta bastante na rede hospitalar. Haverá uma concentração com profissionais de saúde em frente ao Banco do Brasil, centro da cidade, orientando a população para a doação de sangue, um gesto de cidadania que salva vidas.
De acordo com o diretor do Hemonúcleo Patos, Francisco Marinho, durante a mobilização haverá distribuição de panfletos e coleta de sangue externa no local da concentração e simultanemaente no Hemonúcleo. Outras atividades programadas serão visitas aos hospitais para sensibilizar familiares de pacientes sobre a necessidade da regulação dos estoques de sangue do Hemonúcleo, além de contato por telefone convocando todos os doares cadastrados para fazerem doação.
Dados do Hemonúcleo referentes a janeiro deste ano mostram que houve 295 doações. Em compensação ocorreram 346 liberações de hemocomponentes (transfusões), demanda bem superior, desequilibrando o estoque. “É importante que os habitantes se sensibilizem com essa causa e sejam doadores. É um gesto nobre e salva vidas. De onde se tira e não repõe, logicamente vai faltar. A campanha é justamente para elevarmos os estoques e garantir um atendimento hospitalar normalizado”, disse Marinho, acrescentando que a campanha de carnaval será intensa nesse sentido.
Quem pode doar sangue?
Homens e mulheres com idade entre 18 completos e 65 anos 11 meses e 29 dias.
Peso: acima de 50 Kg. Gozar de boa saúde
Para doar sangue é preciso
Documento: Ao apresentar-se para doação, o doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial
Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas.
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, Gonorréia, AIDS, etc
Para proteger a sua saúde e a do paciente é importante:
Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação. Obedecer o prazo de doação: 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres.
Não estar grávida ou amamentando.
Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário