Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alunos assistem palestras sobre doação de órgãos


A equipe da Central de Transplante do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro vem desenvolvendo com as escolas públicas de Patos um trabalho de conscientização sobre doação de órgãos.
Na manhã desta segunda-feira 19 a visita aconteceu na Escola Dionísio da Costa, Premem. Alunos do Ensino Fundamental assistiram a um palestra e vídeo educativo tratando do ato solidário de se doar órgãos.
Os funcionários da Central de Transplante fizeram uma apresentação do processo de doação, desde a conversa com a família do possível doador, como é realizada a captação do órgão, quem pode doar, quais órgãos e tecidos podem ser doados, em que se situação se pode retirar um tecido, no caso de Patos apenas a córnea é captada, além de como é feito o diagnóstico de morte encefálica.
Após a palestra foram tiradas dúvidas dos alunos, que demonstram interesse pelo tema, os quais receberam panfletos  sobre a doação de órgãos e tecidos para que levassem para casa e discutissem com a família.
O primeiro transplante de córnea no Brasil aconteceu em 1954. Já de coração, fígado e rin a partir de 1968. Hoje existe a disseminação desse ato que acaba salvando muitas vidas. Em Patos só ocorre captação de córnea, que é levada para João Pessoa. Existe um cadastro no Estado de pacientes que aguardam sua vez de receber a córnea. “Hoje para ser doador no Brasil não é necessário deixar nada por escrito em nenhum documento. Basta comunicar à família de sua vontade de ser doador”, diz a psicóloga Slovênia Kieve.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog