Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Patos recebe vacina potente contra pneumonia e meningite



A cidade de Patos, através da Clínica Proteger, recebe no final deste mês a potente vacina do mercado no combate da pneumonia e da meningite. A referida vacina, denominada conjugada 13-valente, oferece uma cobertura mais ampla contra doenças como pneumonia, meningite e otite, por conseguir imunizar os tipos mais agressivos da bactéria pneumococo.
Trata-se de uma nova versão da Prevenar 13, lançada pela Pfizeer na última sexta-feira no Rio Grande do Sul. A vacina é indicada para mulheres em fase de amamentação e crianças de seis semanas a seis meses de idade.
Só para se ter idéia da importância dessa imunizante, as doenças pneumocócicas são as principais causas de mortes em crianças de cinco anos no Brasil e em toda a América Latina, segundo a OMS – Organização Mundial de saúde.
A Prevenar 13 chega para substituir a Prevenar 7, considerada a mais eficaz na produção de anticorpos (moléculas responsáveis pelo combate do corpo a infecções) dessas doenças. A nova vacina previne contra a meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal), pneumonia bacteriêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões), atua na prevenção da doença pneumocócica não invasiva, (pneumonia e otite média aguda) e na versão invasiva (quando ocorre infecção na corrente sanguínea, incluindo sepse e bacteremia).

Segundo os especialistas, a vacina deve ser administrada em quatro doses, aos dois, quatro e seis meses e entre os 12 e 15 meses de idade.
Além do Brasil, a vacina já foi aprovada em 53 países entre eles Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Austrália e os latinos americanos Uruguai, México, Colômbia, Argentina e Guatemala.

Todos os dias dez crianças morrem por causa dessas doenças no Brasil – na América Latina são duas a cada hora, segundo dados do Center for Disease Control and Prevention (agência federal de saúde dos Estados Unidos).
O Brasil lidera o número de casos de pneumonia na América Latina, com 2.791 casos entre crianças menores de três anos, a cada 100 mil habitantes. A Argentina chega perto com 2.422 casos entre crianças menores de dois anos, a cada 100 mil habitantes.

Redação com Camila Neumam, do R7
portalsanjoanense.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog