Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 5 de dezembro de 2010

Provas do PSS-2011 começam hoje em seis cidades da Paraíba


 Imagem:google

Depois de horas de estudo ao longo do ano, chegou a hora dos estudantes se submeterem às provas da primeira etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS-2010) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os exames relativos ao PSS 1 (conteúdos do 1º ano do ensino médio) serão aplicados hoje a partir das 8h no horário local. Já amanhã, é o dia de testar os conhecimentos relativos ao 2º ano do ensino médio, nas provas do PSS 2.


Segundo o presidente da Comissão Permanente de Vestibular, professor João Lins, para participar do primeiro dia de provas foram recebidas 37.670 inscrições e para o segundo dia foram 43.808. Para garantir a segurança durante o vestibular, em todas as unidades onde os exames serão aplicados serão utilizados detectores de metais e todos os fiscais que atuarão no processo receberam treinamentos.


Os estudantes se submeterão a oito questões de cada disciplina e para assinalar as alternativas na folha de respostas é indispensável a utilização de caneta esferográfica com tinta azul ou preta. As provas terão quatro horas de duração, sem tempo adicional para o preenchimento do gabarito e serão aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Areia e Bananeiras. Ao todo, os candidatos deverão responder a 64 questões em cada dia, com uma média de três minutos e 45 segundos para resolver cada quesito. Os candidatos só poderão sair do local de exame a partir de 10h.


Para poder controlar melhor o tempo, professores de cursinhos aconselham que os concorrentes comecem a prova pelas disciplinas em que têm menos dificuldades e evitem ficar presos a questões que não sabem as respostas.


Comece sempre pelas disciplinas que você mais domina porque aí você vai começar a acertar as questões e começa a diminuir a tensão e controlar o estresse. Mas você também não pode perder tempo, se não sabe uma resposta, passe à diante, não adianta perder tempo, melhor só tentar responder no final”, aconselhou o diretor do Classe A Colégio e Cursos, Aquilino Ramalho.


O supervisor do 3º ano do ensino médio e cusinho do Colégio Motiva, em João Pessoa, Luiz Augusto Paiva, destaca que os alunos que estudaram durante todo o ano e se depararam com probelmas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não devem ficar nervosos, pois as provas do vestibular da UFPB são mais bem organizadas. “O aluno vai encontrar uma prova bem elaborada e organizada. Se ele tiver se preparado e estudado durante o ano, não precisa ter medo”, comentou.


Para evitar transtornos, o presidente da Coperve aconselha que os estudantes compareçam ao local de prova com antecedência, pois retardatários não terão acesso às salas. Os portões das escolas serão abertos meia hora antes do início da aplicação dos exames e todos os candidatos deverão comparecer munidos de documento de identidade original com foto. “Se o candidato perdeu o documento ou foi assaltado, ele deverá levar o Boletim de Ocorrência e passar pela identificação especial com o pessoal do IPC (Instituto de Polícia Científica)”, salientou.


O professor João Lins, lembra ainda que é proibido o porte de celular nos locais de prova, sob pena de eliminação do candidato. “Não é permitido celular, mesmo que o aparelho esteja desligado ou sem bateria, se o candidato for flagrado ele será automaticamente eliminado do processo. Vamos adotar detectores de metais em todas as escolas onde as provas forem realizadas”, destacou, acrescentando que outros objetos eletrônicos, como tocadores de música e calculadoras, também são proibidos.


Segundo a Coperve, os gabaritos serão divulgados nos dias da realização das provas a partir das 13h15 no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br. O candidato que ainda não souber onde deverá fazer a prova, também pode conferir o endereço no site acima citado. Ao todo, estão sendo oferecidas 7.017 vagas, em 100 cursos de graduação da UFPB.

Para controlar o fluxo de veículos nos dias do vestibular, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) informou que serão disponibilizadas equipes de motociclistas para monitorar os principais pontos de concentração de candidatos, como na UFPB, no Unipê e no colégio Lyceu Paraibano. A medida visa evitar o estacionamento irregular e intervir no trânsito, caso seja necessário.

paraibaonline

Nenhum comentário:

Arquivo do blog