Temperatura acima de 30° e 8 km de asfalto. Este foi o desafio que os atletas tiveram que enfrentar ontem, 05, na I Corrida Cidade do Sol, realizada pelas Faculdades Integradas de Patos, com o apoio da Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer – SEJEL.
Antes do início da corrida, idosos do grupo “Vida Ativa“, projeto de extensão do curso de Educação Física, participaram de uma caminhada. Alunos de escolas públicas participaram de competições com percurso de 1 km, obedecendo às faixas etárias estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo.
Nas categorias principais, o evento esportivo reuniu cerca de 300 atletas de diversos estados. Corredores experientes, como Gilmar Oliveira, de Garanhuns – PE, veio a Patos para competir. Gilmar reconheceu a organização da Corrida que, segundo ele, não deixou nada a desejar em relação a outras competições.
“Eu pude ver que a equipe trabalhou de verdade na preparação da corrida. Os pontos de água estavam bem localizados, os batedores não atrapalharam a corrida, como já aconteceu em outros lugares, e foi dada uma grande assistência aos competidores. Tudo isso numa primeira edição é admirável” ressaltou o corredor.
Mesmo com representantes de estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Bahia, as categorias principais da corrida foram conquistadas por corredores Paraibanos. O primeiro lugar masculino ficou com o atleta da cidade de Sousa, Valdemir Borges, já quem levantou o troféu de campeã da categoria geral feminina foi Ednalva Laureano, “Pretinha”. Os dois atletas contavam com o patrocínio das FIP.
“Eu agradeço a Deus por mais essa vitória e agradeço as FIP pela força que vem me dando. A prova foi difícil por causa do calor de Patos que é muito grande, mas, graças a Deus, eu consegui chegar em primeiro lugar”, comemorou Pretinha.
O diretor geral da FIP e idealizador da Corrida, João Leuson Palmeira, não abriu de participar da competição. João avaliou com sucesso a primeira edição da Corrida. “Graças a Deus nós conseguimos fazer um evento organizado. Tudo saiu como nós planejamos e essa é uma satisfação muito grande para todos nós que fazemos as FIP. A Corrida Cidade do Sol foi um sucesso e fica a expectativa para que esse sucesso se repita nos próximos anos. Nós vamos trabalhar para isso”, garantiu João.
A Corrida Cidade do Sol, além de promover o incentivo à prática de esporte na cidade, é também uma forma de inserir Patos no calendário oficial de provas da Confederação Brasileira de Atletismo. Esse feito eleva a Corrida ao mesmo grau de relevância de outras competições de pedestrianismo a nível nacional.
Ascom
Fotos:Metódio Leitão
Nenhum comentário:
Postar um comentário