Nesta quarta feira, 14, a patoense Ankilma do Nascimento Andrade defendeu no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, sua dissertação de mestrado, cujo tema versou sobre a fragilidade em idosos - uma análise conceitual. A banca, composta pelas doutoras Maria das Graças Melo Fernandes (orientadora), Inácia Sátiro Xavier de França e Maria Miriam Lima da Nóbrega, fez vários elogios ao trabalho desenvolvido pela nova mestra Ankilma Andrade.
Para a Dra. Inácia Sátiro, esse trabalho veio preencher uma lacuna no âmbito da ciência Enfermagem e pela inovação conceitual apresentada merece destaque em nível nacional e até internacional dada a abrangência científica apresentada que contemplou a geriatria, a gerontologia, a enfermagem e a medicina, além de outras áreas do conhecimento a exemplo da sociologia e antropologia.
Outra integrante da mesa, Dra. Miriam Nóbrega, uma das maiores autoridades no campo da sistematização e diagnóstico de enfermagem, falou que o trabalho de Ankilma Nascimento, juntamente com sua orientadora Dra. Graça Fernandes, significa uma novidade que poderá ser perfeitamente adaptada no campo do diagnóstico em enfermagem, daí recomendar a publicação do mesmo, pois a disseminação de seu conteúdo servirá de instrumento bastante útil para os trabalhadores das ciências da saúde.
Ankilma do Nascimento Andrade tem também pós graduação em Auditoria em Enfermagem, já tendo sido professora substituta nas Universidades Federal e Estadual da Paraíba, respectivamente UFPB e UEPB, sendo atualmente professora da Faculdade Santa Maria e das Faculdades Integradas de Patos, em cursos de pós-graduação, além de colaboradora do pbnoticias e do blog garimpandopalavras.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário