Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Produção de Pinha e DVDs para a Creche municipal em Matureia


A Secretaria de Educação de Matureia adquiriu 25 DVDs para a Creche Municipal. A proposta é tornar o local mais estimulante para as crianças matriculadas.

As novas ferramentas, aliadas aos recursos existentes,  auxiliarão no desenvolvimento das capacidades de percepção , pensamento e na interação.

A Creche Municipal possui cerca de 200 crianças que no início de 2011 serão transferidas para as novas instalações. A  unidade  está em construção e disponibilizará de vários ambientes com  conforto e espaço para brincadeiras e atividades lúdicas.

Treinamento Sobre o Cultivo e a Produção de Pinha Pretende Acabar com a Cultura Extrativista

 A Secretaria de Desenvolvimento de Matureia em parceria com o Sebrae vai iniciar ainda essa semana um treinamento com agricultores sobre o plantio de mudas de pinha e técnicas de manejo de árvores frutíferas.

Os agricultores repassarão as sementes coletadas nas comunidades rurais, a prefeitura fornecerá os sacos e a orientação técnica para a produção de mudas. A expectativa dos coordenadores do projeto é que cada agricultor plante entre 50 e 100 mudas.

Após o plantio será feito o acompanhamento das etapas de crescimento das plantas até a fase de plantio definitivo. Dessa forma, a equipe de técnicos e agrônomos da secretaria planejam pôr fim a cultura extrativista da fruta. 

Segundo o agrônomo, Edson Marconi Moura Alves, a maioria dos agricultores se limita a colher a pinha, não obedece às regras de cultivo, que melhoram a qualidade e elevam os índices de produtividade.

Ele disse que o potencial do município de Matureia para o cultivo da pinha é enorme, mas é preciso qualificação dos agricultores familiares que estão diretamente ligados ao cultivo da fruta.

A pinha é da família das anonáceas é também conhecida como fruta-de-conde, essa anonácea apresenta características peculiares como à casca em forma de gomos, aparência áspera, e quando madura é muito delicada e mole, desmanchando–se facilmente. Possui uma polpa adocicada, muito apreciada pelos consumidores que a utilizam in natura e para sucos.

A planta começa a produzir após três anos do plantio, tem tamanho variado, de acordo com a variedade, podendo atingir até sete metros de altura. Suas folhas são rígidas e as flores delicadas, e podem ser polinizadas artificialmente. A coloração da flor é esverdeada, e a planta pode florescer durante todo o ano, a partir da utilização de tecnologias como a de irrigação e indução floral.  


Projovem Campo


    A Secretaria de Educação do município de Matureia  em parceria com o Governo Federal abriu 30 vagas para o Projovem Campo. A  proposta é promover a inclusão socioeducacional de pessoas com idade entre 18 a 29 anos que residem na área rural.

Os jovens inscritos terão direito  a uma bolsa de 100 reais a cada dois meses e receberão  aulas  sobre desenvolvimento sustentável, técnicas agrícolas, além de concluir o Ensino Fundamental.

Para ter direito a participar do programa,  a pessoa tem que ser agricultor e estar ligado a alguma atividade no campo , além de ensino fundamental incompleto.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, até o momento 13 agricultores aderiam ao programa. A expectativa é que até a próxima semana as vagas sejam preenchidas, pois o municipio tem uma população rural considerada elevada e baixos índices de qualificação.

O curso terá duração de dois anos e os agricultores terão aulas práticas e teóricas (escola -comunidade). O Programa foi criado em 2005 , Saberes da terra, depois foi integrado ao Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem), para assegurar a  qualificação e a formação de  profissionais do campo.
 
Renata Dantas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog