Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de julho de 2010

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 03 de julho de 2010.

A INVEJA NÃO ADMITE MÉRITOS
Monteiro Lobato é o escritor brasileiro mais lido pelas crianças. Paulista de Taubaté, publicou muitos livros,  e deixou uma numerosa quantidade de textos e crônicas que aquece o coração humano. Abaixo essa fábula sobre o sabiá e o urubu.
        “[...] Um sabiá cantava e tão lindo cantava que até as laranjeiras pareciam absortas a escutar.
        Estorce-se de inveja o urubu, e queixa-se:
        - Mal abre o bico este passarinho e o mundo se enleva. Eu, entretanto, sou um espantalho de que todos fogem com repugnância... Se ele chega, tudo se alegra. Se me aproximo, recuam... Ele, dizem, traz felicidade; eu, mau agouro... A natureza foi injusta e cruel para comigo. Mas está em mim corrigir a natureza; mato-o, e desse modo, me livro da raiva que seus gorjeios me provocam.
        Pensando assim, aproximou-se o urubu do cantor que, ao vê-lo, armou as asas para a fuga.
        - Não tenhas medo, amigo! Vim para mais perto, a fim de melhor gozar as delícias do teu canto. Julgas, acaso que por ser urubu não dou valor às obras de arte. Vamos lá, canta! Canta ao pé de mim aquela formosa melodia com que há pouco extasiavas a natureza.
        O ingênuo sabiá deu crédito aqueles mentirosos grasnos e permitiu que lhe pousasse ao lado o traiçoeiro urubu. Mas este, logo que pilha o cantor ao alcance, ferra-lhe tamanha bicada que o derruba, moribundo.
        Arquejante, com os olhos já envidrados, geme o passarinho:
        - Que mal te fiz para merecer tanta ferocidade?
        -Que mal me fizeste? É boa! Cantaste!... cantaste divinamente bem, como nunca urubu nenhum há de cantar. Ter talento: eis o teu crime.
        A inveja não admite mérito.
Que Deus nos encoraje.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog