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quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reflexões


DISCIPLINA E LIMITES NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Iara da Silva Machado

Segundo a Teoria da Integração Relacional de Içami Tiba, médico psiquiatra, psicoterapeuta e psicodramatista, a pessoa precisa atingir saúde social – que é o equilíbrio entre o ser individual e o relacional. Os pilares dessa teoria são a disciplina, gratidão, religiosidade, ética e a cidadania. Sendo a disciplina reconhecida como a qualidade de vida individual e social.
Os pais atuais perderam várias referências educativas, pois o que eles viveram quando crianças não servem mais e eles ainda não adquiriram novos recursos para educar os filhos tão independentes, cheios de argumentos e alta prontidão nas respostas. Crianças essas reivindicadoras e com fortes enfrentamentos. Portanto, para que não deleguem suas responsabilidades educacionais a terceiros é importante que tenham noções condutoras básicas para se relacionar com os filhos.
A disciplina implica um conjunto de normas e ações que regem a dinâmica familiar, onde todos aprendem a reconhecer quais comportamentos são permitidos ou não e as conseqüências do descumprimento deles, naturalmente, havendo entre um pólo e outro os momentos onde sejam pertinentes negociações ou exceções necessárias.
Estabelecer esses limites nas relações familiares favorece a percepção do social secundário. Logo as crianças têm condições de apreender de modo mais congruente à continuidade que existe entre o pensamento e o sentimento na ação última da experiência.
Ainda esclarece o Içami Tiba que para cada contexto existirá uma conseqüência pelo ato cometido pela criança, por exemplo, uma atitude considerada como desrespeitosa aos pais pode ser conversada e relevada; aos professores, já implicaria uma orientação mais firme com advertência; às autoridades sociais, a conseqüência é uma punição.
Em verdade, tais relações de ação-reação; causa-efeito está nas próprias leis naturais e sociais.
Em tudo há uma conseqüência: se retiramos de uma árvore um fruto verde, a conseqüência será um alimento menos saboroso; se colhemos um fruto maduro, o alimento será mais saudável e nutritivo; se colhemos um fruto estragado, a ingestão provocará danos à saúde orgânica.
Assim também no processo de disciplina e limites na educação dos filhos, nem sempre, nem nunca, o caminho do meio é uma possibilidade integradora, porque reconhece que existe o SIM e o NÃO, e que ambos precisam ter espaço de expressão para favorecer a saúde integral do indivíduo.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

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