O Projeto Viação Paraíba realizou, nesta sexta, 5, às 8h, no bloco de Direito e de Enfermagem das Faculdades Integradas de Patos, o último dia de atividades da mostra de filmes curtametragens na cidade de Patos. Este ano, o evento trouxe como tema “Aprendendo a ler imagens em movimento”.
Ministrado pelo cineasta paraibano Torquato Joel, as oficinas de teatro tiveram como principal objetivo oferecer, a todos os participantes envolvidos no projeto, uma maior aprendizagem na produção de filmes curtametragens. De acordo com Torquato Joel, foi perceptível a evolução do público-presente, quanto as questões que envolvem o cinema paraibano. “Estou muito feliz que o minicurso tenha proporcionado, a comunidade local, desenvolver um senso-crítico maior em relação as produções cinematográficas”, afirmou.
No decorrer da semana, a mostra de curtas nordestinos contou com a exibição de alguns filmes premiados nacional e internacionalmente, a exemplo de Passadouro (PB) e Coxixola existe, é aqui!, (PB), ambos dirigidos por Torquato Joel; Vida Maria (CE), direção de Márcio Ramos; A Canga (PB), de Marcus Vilar; Tempo de Ira (PB), Marcélia Cartaxo e Gisela Melo; A História da Eternidade (PE), de Camilo Cavalcante; entre outros. Após a apresentação dos mesmos, foi aberta uma sessão para bate, que procurou promover a interação entre todos os presentes.
Na última quinta, 29, às 11h, os participantes do evento percorreram o centro da cidade de Patos, a fim de produzir um filme de curtametragem. A ideia partiu do secretário de comunicação, Misael Nóbrega, que propôs que fosse retratado o dia a dia do comércio no município, sob a influência do forte calor existente na região do sertão da Paraíba. “Buscamos ainda colocar em prática tudo aquilo exposto, ao longo das oficinas, pelo ilustre Torquato Joel”, enfatizou o secretário.
Em decorrência da paralisação dos professores da rede particular de ensino da cidade de Patos, desta quinta, as oficinas de cinema foram transferidas para a Fundação Ernani Satyro. As atividades ocorreram no auditório da mesma instituição, no período de 8h às 11h e de 20h as 22h.
O Projeto Viação Paraíba foi uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), sendo patrocinado pelo Programa BNB de Cultura – Edição 2010 –, com parceria do BNDES e apoio das Prefeituras Municipais de Patos, São Bento e Cuité. O minicurso já havia passado pelas cidades de Monteiro, Serra Branca, Capim, Bananeiras, Nazarezinho, Congo, Dona Inês, Boqueirão, Alagoa Grande, Coremas, Rio Tinto, São João do Rio do Peixe e Princesa Isabel. Muitos dos participantes dessas edições anteriores continuaram seguindo os caminhos do audiovisual, realizando filmes e festivais de cinema e vídeo.
Em Cuité, as atividades do Viação irão ocorrer no período de 18 a 21 de maio, e em São Bento, de 13 a 16 de julho.
ASCOM-FIP
Nenhum comentário:
Postar um comentário