As melhorias ocorridas nos últimos meses no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, seja na parte física, com reformas, ampliações e adaptações, associada à nova política adotada no pronto socorro com a classificação de risco provocaram aumento da demanda nos serviços do SUS, tendo os pacientes experimentado um retorno melhor e mais rápido, com resolutividade de suas necessidades clínicas. Novos profissionais foram contratados, a exemplo de neurocirurgião, reduzindo drasticamente a ida de doentes para outras localidades, tipo Campina Grande e João Pessoa.
Só para se ter uma idéia, em janeiro do ano passado foram realizados 6.028 atendimentos ambulatoriais. Já no mesmo período de 2010 o número subiu para 10.310. Houve mês que o pico chegou a mais de 15 mil atendimentos, a exemplo de março de 2009. Hoje a média gira em torno de 9 mil a 10 mil ao mês.
Também de janeiro de 2009 a janeiro 2010 foram realizadas 1.618 cirurgias, uma média de mais de quatro por dia. Aconteceram 191 cirurgias de catarata, distribuídas pelos meses de abril, outubro e novembro do ano passado e janeiro, fevereiro e março deste. Outra estatística levantada pela equipe técnica do Janduhy é com relação ao número de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH). No mesmo período acima citado foram 4.480 internações.
Com o crescimento significativo de internações, pacientes de dezenas de municípios polarizados por Patos, a saída encontrada pela Secretaria Estadual de Saúde tem sido a ampliação no número de leitos, com a construção de novas enfermarias, em execução, e recuperação das existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário