SERVIDORES DE MALTA E CONDADO PARALISARAM ATIVIDADES
Os servidores públicos municipais de Malta e Condado, paralisaram as suas atividades desde a última segunda-feira, por estarem com dois meses de salários atrasados.
O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves,afirmou que a revolta é generalizada pois os gestores municipais recebem os recursos do FUNDEB e do FPM, e ignoram o pagamento de salários desses trabalhadores, desviando o dinheiro para outros pagamentos.
Gonçalves citou o exemplo de Malta, onde o próprio chefe de gabinete, airmou que comprou kit para os estudantes com o dinheiro do FUNDEB. “ Isto é uma demonstração de que o salário dos servidores não está sendo prioridade do gestor municipal, pois você comprar kit para aluno e deixar de pagar a um pai de família, a uma mãe que só tem um salário mínimo para sobreviver, pagar feira, água, luz, aluguel, farmácia, é uma tristeza”. Disse Gonçalves.
O Município de Malta pagou apenas aos professores o mês de março e os demais servidores estão com salários atrasados de março e abril, onde o Município já recebeu mais de 1 milhão de FUNDFEB E FPM, referente a esses dois meses.
Os vereadores e vereadores devem se pronunciar sobre essa situação, pois se apresentam como defensores do povo e numa situação dessas, ninguém defende o servidor público. Reclamou o sindicalista.
Foi firmado um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta no Ministério Público da Comarca de Malta, o prefeito se comprometendo a pagar no dia 30 de abril o mês de março a todos os servidores, mas pagou apenas aos professores. O sindicato já comunicou esse fato a Promotoria e a prefeitura terá que pagar além dos salários,mais um salário mínimo por dia de descumprimento do acordo. Disse Gonçalves.
No Município de Condado, os servidores também paralisaram as atividades por tempo indeterminado, pois apenas os professores e alguns servidores da saúde receberam o mês de março e os demais servidores continuam sem receber março e abril.
O sindicato já formulou denuncia junto ao Ministério Público em Malta, onde o prefeito deve ser convocado imediatamente para resolver esse pagamento dos servidores municipais.
O SINFEMP na manhã da segunda-feira, solicitou do Ministério Público que entre com uma Ação Civil Pública bloqueando os recursos desses municípios para assegurar o pagamento em dias de todos os servidores públicos municipais.
“A única maneira de resolver a situação é justamente através do bloqueio desses recursos, pois os gestores municipais ficam brincando com os servidores, atrasando seus salários, como se fosse uma coisa normal. Disse Gonçalves.
“ Procure saber quantos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, estão com salários atrasados nessas cidades?” Nenhum. Respondeu José Gonçalves.
Um comentário:
Leia artigo sobre os 20 anos de movimento sindical no serviço público municipal do Estado do Ceará e suas conseqüências no campo político, econômico, social e sindical. Presente, passado e futuro. Leia, comente e divulgue. Acessar em: www.valdecyalves.blogspot.com
Postar um comentário