Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quixaba: De município mais pobre do Brasil para exemplo em produção rural


Já fazendo parte de um conceito bem diferente no qual foi incluso durante muito tempo, do de um dos mais pobres do Brasil, o município de Quixaba através de projetos na área rural, agora serve de exemplo para outros municípios paraibanos que querem seguir o mesmo caminho de sucesso.

A inspiração vem através do projeto aprisco sertanejo, que em parceria com a Prefeitura Municipal trouxe um aumento significativo no aumento da produção de leite caprino. Em apenas cinco meses a produção diária passou de 30 para 300 litros.
E com uma visão empreendedora, a cidade de Água Branca agora tem o município de Quixaba como exemplo para também implementar programas que tragam crescimento para a caprinocultura local.
Com o desejo de expansão e parceria, o secretario de agricultura da cidade de Quixaba, Luciano Bezerra, e o agente de desenvolvimento social do Banco do Nordeste, Thiago Medeiros foram até Água Branca e promoveram uma palestra com todas as pessoas interessadas em conhecer como funciona o projeto que trouxe para Quixaba o registro de produção recorde em leite de cabra.
“Depois de vermos a reportagem que falava do aumento significativo na produção de leite de cabra em Quixaba, resolvemos promover esta palestra com o intuito de aumentar a nossa produção e também exceder nossos programas de desenvolvimento”, falou Gilberto de Lima, tesoureiro da Associação dos Criadores de Caprino e Produtores de Leite de Água Branca.
Para o secretário de agricultura de Quixaba, o intercâmbio entre os municípios é essencial para o desenvolvimento de ambos.
“Nossa idéia é buscar desenvolvimento preocupando-se com o trabalhador rural; atuando não apenas na caprinocultura ou produção de leite, mas em todos os campos da agropecuária. Queremos trocar idéias com Água Branca, deixarmos nosso conhecimento aqui, e levarmos algo também”, disse Luciano Bezerra.
Já o agente de desenvolvimento social do Banco do Nordeste afirma que o apoio da instituição vai além da oferta do crédito.
“O BNB não visa apenas oferecer crédito, mas visa também a sustentabilidade, gerando investimentos e expandindo a atividade produtiva rural na nossa região”, explicou Thiago Medeiros.
Haja vista o crescimento do município, uma outra produção local também chamou a atenção de quem participou da palestra.
“Parabenizo a associação de produtores de cabra de Quixaba pela iniciativa desta palestra, pois além de todo o aprendizado com relação ao aumento da produção de leite caprino, pretendemos implementar também o programa de produção de pimenta”, declarou Fabiano, secretário de Agricultura de Água Branca.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog