Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




07 de outubro de 2009 – Inácio A. Torres
SANTO TOMÁS E O BOI QUE VOAVA
Dentre os escritores brasileiros, um dos que mais lera na minha infância e adolescência fora Humberto de Campos. A sua forma – parnasianismo – de escrever me encanta até hoje. A clareza, a naturalidade, o charme e a beleza com que trabalha, palavra por palavra, cativam o leitor. Humberto agrada-me na prosa, no verso, como narrador de piadas, contista, como professor de melancolia, e disseminador de humanismo. O texto abaixo é um exemplo de como ele sabia transformar a rudeza das palavras em ensinamentos saudáveis concretos sem ferir o outro.
Contam os fatos da ordem de São Domingo que, achando-se Santo Tomás de Aquino em sua cela, no convento de São Tiago, curvado sobre obscuros manuscritos medievais, ali entrou, de repente, um frade folgazão que foi exclamando com escândalo:
- Vinde ver, irmão Tomás, vinde ver um boi voando!
Tranquilamente, o grande doutor da Igreja ergue-se do seu banco, deixou a cela, e, vindo para o átrio do mosteiro, pôs-se a olhar o céu, a mão em pala sobre os olhos fatigados do estudo. Ao vê-lo assim, o frade jovial desatou a rir, com estrépito.
-Ora irmão Tomás, então sois tão crédulo a ponto de acreditar que um boi pudesse voar?
- Por que não, meu irmão? – retrucou Tomás de Aquino.
E com a mesma singeleza, flor de sabedoria:
- Eu preferi admitir que um boi voasse a acreditar que um religioso pudesse mentir.

coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com



Nenhum comentário:

Arquivo do blog