De 18 a 25 deste mês acontece em Buenos Aires, Argentina, o XIII Congresso Florestal Mundial, do qual devem participar em torno de seis mil pessoas de diversas nações. O evento, uma organização da República Argentina e da FAO – Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e que ocorre a cada seis anos, tem como tema “Desenvolvimento Florestal: equilíbrio vital”.
Por se tratar de um encontro de grande relevância para a ciência, onde pesquisadores do mundo inteiro se debruçam apresentando as novidades na área florestal, um aluno do curso de Engenharia Florestal do campus de Patos da UFCG, Gregório Mateus Santana, 6º período, vem lutando bravamente para ver se consegue levar para o evento duas pesquisas que ele desenvolve: Substâncias tânicas presentes em folhas, frutos e casaca da castanhola (Terminnalia cattapa L.) e Teor de taninos condensados em diferentes partes da árvore angico (Anadenathera colubrina VAR.cebil).
As referidas pesquisas já vem sendo trabalhadas com a comunidade no curtimento de pele animal. “As substâncias presentes nas duas plantas são bastante utilizadas no curtimento de peles, além de possuírem outras utilidades, como na purificação de óleos e águas, como também na conservação de vinhos”, explica Mateus. Uma das comunidades que vivem a experiência da introdução dos taninos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário