Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Comerciários de Patos vão às urnas nesta quarta-feira


Por Genival Junior para o Garimpando Palavras

Será nesta quarta-feira, 17 de dezembro, as eleições para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Patos. O pleito tem a finalidade de legitimar a eleição ocorrida em 23 de março do ano passado, anulada pela Justiça do Trabalho em função de falhas no processo de votação.
Ao todo, 846 associados estão aptos a votar em cento e onze empresas do comércio e serviços das cidades de Patos e Itaporanga. Serão colocadas para a coleta de votos, 13 urnas, sendo 10 fixas para empresas com mais de quarenta associados e 3 intinerantes, que visitarão as empresas de menor porte nas duas cidades. Concorrem ao cargo, Everaldo Lima dos Santos, atual presidente da entidade e Candidato da Chapa 1-Unidade Sindical e Josineide Barbosa, da chapa Sintracs Pra Mudar.

História

A criação do Sindicato dos Comerciários de Patos foi idealizada em 1989, pelo jornalista Pedro Oliveira Alves, que na época era gerente da empresa P. Martins Ferragens LTDA. Ele recebeu o apoio do atual empresário Assis da Ótica, que em 1989 gerenciava a Ótica Central. Apesar disso, a criação do Sindicato dos Comerciários encontrou dificuldades para atuar e acabou não sendo reconhecida pelos órgãos competentes.
Em 1991, outro grupo de empresários se articulava para assumir os destinos da entidade. Foi então que o atual presidente Everaldo Lima dos Santos, assumiu a entidade em 1991, após entendimentos mantidos com o Sindicato dos Comerciários de João Pessoa, que ampliou a sua base territorial, vinculada a Central Única dos Trabalhadores-CUT. Antes de assumir a entidade, Everaldo Lima teve sua experiência profissional em três equipadoras de automóveis, sendo duas em Patos e uma em João Pessoa. Perguntado sobre a transição, ele afirmou que esta teve apenas a finalidade de organizar o perfil da entidade, que era desmobilizada. “A classe patronal tomou uma iniciativa importante ao tentar organizar a instituição, mas sindicato de trabalhadores deve ser conduzido por trabalhadores”, comentou ele.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog