Daniela - A decisão só foi tomada no ultimo ano do curso de Medicina, quando tive contato com a especialidade no hospital IMIP em Recife – PE. O estagio foi tão proveitoso que não mais tinha dúvida sobre minha escolha. A escolha por Patos foi devido ao meu marido, que após o término da residência médica resolveu fixar consultório em Patos.
GP - Pelo público infantil ter maior dificuldade de expressar o que sente, isso dificulta o diagnóstico pelo pediatra?
Daniela - Em algumas das situações sim, mas os pais e familiares tentam traduzir o quadro clinico da criança e após o exame físico do paciente, conseguimos estabelecer uma linha de raciocínio.
Daniela - Infecções de vias respiratórias superiores e suas complicações (resfriado comum, amigdalite, otite média aguda, sinusite, laringite, epiglotite e etc.)
Daniela - Os antibióticos só devem ser prescritos quando existirem evidências clinicas de complicações bacterianas, quando isso não ocorre aparecem germes resistentes com risco de superinfecção.
GP - Quais os cuidados que a mãe deve tomar a partir do momento que descobre estar grávida, para que seu filho venha ao mundo saudável ?
Daniela - procurar serviço multidisciplinar (obstetra/pediatra/nutricionista/enfermagem) que proporcione um pré-natal completo (consultas clinicas, exames complementares e suporte psicológico)
GP - Qual a importância para a criança receber as vacinas obedecendo-se o cronograma previsto no cartão de vacinação?
Daniela - A prevenção de doenças que acarretam nas crianças grande prejuízo a sua saúde, caso não sejam administradas.
GP - Sendo as doenças respiratórias as que mais acometem as crianças, que orientações a senhora poderia passar aos pais delas?
Daniela - devemos inicialmente diferenciar quadros virais dos bacterianos. Em casos virais o tratamento é sintomático, evitar o uso de antibióticos, explicar aos pais a benignidade do processo e sua cura espontânea. Devemos hidratar a criança; respeitar a falta de apetite e tranqüilizar os pais que o apetite voltará após a gripe passar. Uso de analgésicos e antitérmicos sob prescrição médica; uso de soro fisiológico morno ou outras soluções salinas não obstruções nasais; uso de nebulizador. Devemos orientar os pais sobre as complicações do processo viral e caso apareçam precisam ser tratadas.
GP - Qual o efeito terapêutico que a fisioterapia proporciona no tratamento de doenças respiratórias no publico infantil?
Daniela - A fisioterapia respiratória constitui-se uma terapia adjuvante ao tratamento convencional (medicação), proporcionando uma recuperação mais rápida nos casos respiratórios, pois ajuda os pequenos pacientes a eliminarem secreções das vias aéreas respiratórias, situação em que muitos não conseguem realizar sozinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário