Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de junho de 2008

Entrevista: Ana Daniela (pediatra)

Ela tem sido um dos destaques na área de saúde no Sertão paraibano. Natural de Fortaleza-CE, a jovem pediatra Ana Daniela fez Medicina na UFPB, Campus I, João Pessoa, com residência pediátrica na UFC – Universidade Federal do Ceará, com título de especialidade em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Médica diarista e plantonista da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, e Hospital Regional de Sousa-PB, atendendo em sua clínica no Centro Médico desta cidade, ela consegue uma brecha em seu alucinado tempo concede entrevista exclusiva ao Garimpando Palavras, espaço em que fala um pouco sobre sua profissão, bem com de vários aspectos da saúde das crianças, sua clientela diária, no tocante às doenças sazonais, especialmente dessa época do ano, prescrição de antibióticos, vacinação, dentre outros.

GP - Drª. Daniela, porque a escolha da carreira de pediatra e da cidade de Patos para fixar consultório?
Daniela - A decisão só foi tomada no ultimo ano do curso de Medicina, quando tive contato com a especialidade no hospital IMIP em Recife – PE. O estagio foi tão proveitoso que não mais tinha dúvida sobre minha escolha. A escolha por Patos foi devido ao meu marido, que após o término da residência médica resolveu fixar consultório em Patos.

GP - Pelo público infantil ter maior dificuldade de expressar o que sente, isso dificulta o diagnóstico pelo pediatra?
Daniela - Em algumas das situações sim, mas os pais e familiares tentam traduzir o quadro clinico da criança e após o exame físico do paciente, conseguimos estabelecer uma linha de raciocínio.
GP - Quais as doenças sazonais que mais acometem as crianças de Patos?
Daniela - Infecções de vias respiratórias superiores e suas complicações (resfriado comum, amigdalite, otite média aguda, sinusite, laringite, epiglotite e etc.)

GP - De que maneira a prescrição exagerada de antibióticos pode trazer prejuízos para a saúde das crianças?
Daniela - Os antibióticos só devem ser prescritos quando existirem evidências clinicas de complicações bacterianas, quando isso não ocorre aparecem germes resistentes com risco de superinfecção.

GP - Quais os cuidados que a mãe deve tomar a partir do momento que descobre estar grávida, para que seu filho venha ao mundo saudável ?
Daniela - procurar serviço multidisciplinar (obstetra/pediatra/nutricionista/enfermagem) que proporcione um pré-natal completo (consultas clinicas, exames complementares e suporte psicológico)

GP - Qual a importância para a criança receber as vacinas obedecendo-se o cronograma previsto no cartão de vacinação?
Daniela - A prevenção de doenças que acarretam nas crianças grande prejuízo a sua saúde, caso não sejam administradas.

GP - Sendo as doenças respiratórias as que mais acometem as crianças, que orientações a senhora poderia passar aos pais delas?
Daniela - devemos inicialmente diferenciar quadros virais dos bacterianos. Em casos virais o tratamento é sintomático, evitar o uso de antibióticos, explicar aos pais a benignidade do processo e sua cura espontânea. Devemos hidratar a criança; respeitar a falta de apetite e tranqüilizar os pais que o apetite voltará após a gripe passar. Uso de analgésicos e antitérmicos sob prescrição médica; uso de soro fisiológico morno ou outras soluções salinas não obstruções nasais; uso de nebulizador. Devemos orientar os pais sobre as complicações do processo viral e caso apareçam precisam ser tratadas.


GP - Qual o efeito terapêutico que a fisioterapia proporciona no tratamento de doenças respiratórias no publico infantil?
Daniela - A fisioterapia respiratória constitui-se uma terapia adjuvante ao tratamento convencional (medicação), proporcionando uma recuperação mais rápida nos casos respiratórios, pois ajuda os pequenos pacientes a eliminarem secreções das vias aéreas respiratórias, situação em que muitos não conseguem realizar sozinhos.

Fotos:garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog