A cidade de Patos mais uma vez amanheceu preguiçosa, com uma leve neblina. A queda de temperatura, especialmente na madrugada, tem oferecido excelente clima para o sertanejo, com temperturas mínimas que já atingiram até 21 a 22 graus. Enquanto a maioria comemora o frio, fazendo-nos esquecer do período quente, com a temperatura chegando aos 40ºC, centenas de pessoas, com destaque para as crianças, estão lotando hospitais e clínicas em busca de socorro.
É nessa época que se verifica grande incidência de doenças respiratórias que, se não tratadas com bastante atenção podem provocar a morte. Mães desesperads chegam ao Hospital Infantil ainda de madrugada com suas crianças. As enfermarias estão lotadas. Não há espaço suficiente para atender a demanda do público infantil, que chega com coriza, tosse com expectoração de catarro, dor de cabeça, sensação de mal-estar, irritação da garganta, febre, rouquidão, dores musculares e sudorese, sintomatologia mais comum da gripe, segundo os profissionais de saúde do Infantil. Além de tosse, rinite, sinusite, que são outros incômodos freqüentes de quem procura os hospitais nessa época do ano. Os idosos fazem parte também do grupo mais suscetível a contrair essas doenças respiratórias.
Para evitar algumas dessas doenças respiratórias, dentre as recomendações está a de se ter uma alimentação saudável. Porém a maior parte das crianças vítimas dessas patologias é de famílias pobres, de baixa renda.
foto:garimpandopalavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário