Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de maio de 2008

Procons discutem unificação de serviços ao consumidor na Paraíba


Representantes dos Procons municipais de Patos, Campina Grande, Cabedelo, e João Pessoa, além do Procon Estadual, que mantém escritórios em Patos, Cajazeiras, Guarabira e Sousa, estiveram reunidos na manhã de hoje (terça-feira) no auditório do Guedes Shopping Center nesta cidade, para discutir a unificação das ações dos órgãos de defesa do consumidor do Estado. De acordo com Murilo Padilha, secretário executivo do Procon Estadual, esse evento foi de grande importância para que fossem traçadas ações para coibir diversos tipos de infrações na Paraíba.
Algumas empresas que atuam em nosso Estado não estão cumprindo as recomendações dos órgãos de proteção ao consumidor, a exemplo da Gradiente, que está em processo de falência, a qual não comparece mais às audiências nos procons, varas cíveis ou juizados especiais, não tem peças de reposição e nem prestam qualquer tipo de assistência aos consumidores, e por isso mesmo está sendo suspensa a comercialização dos produtos dessa marca no território paraibano.
Outro ponto da pauta desse encontro foi a apresentação do Sindec – Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor. O Procon Estadual possui convênio com o Ministério da Justiça, onde 22 procons de unidades federativas estão interligados online por esse sistema, com troca de informações do perfil do consumir em tempo real, onde é possível saber quem mais reclama, por sexo, idade, empresas mais reclamadas, tipo de assunto em questão. “O Sindec é uma ferramenta moderna que vamos disponibilizar aos procons municipais, através de convênio com as prefeituras. A meta do governo da Paraíba é levar o serviço aos 223 municípios paraibanos. Onde não houver Procon o Estado pretende abrir uma unidade e onde existir o órgão municipal a intenção é fortalecê-lo com essa integração”, comentou Padilha.
Sindec
O diretor do Procon Municipal de Patos, Vital Henrique, falou da importância do encontro como marco para a nova fase do órgão municipal, que está se integrando, não apenas aos procons de Paraíba, mas em nível nacional, aderindo ao Sindec. “É um grande salto na qualidade do atendimento e facilidades para o consumidor, onde suas reclamações terão maior agilidade e um desfecho mais rápido”, disse Henrique. Sobre a Gradiente, Vital explicou que logo que as lojas sejam notificadas, uma decisão dos diretores do órgão de proteção ao consumidor, para que tirem os produtos do mostruário, o Procon de Patos dará início a uma rígida fiscalização para que causem mais abusos contra o consumidor. Vital também elogiou a parceria que está sendo firmada entre os procons, o que vem fortalecer ainda mais a luta pela defesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog