Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Crônica: O Viageiro


Por Misael Nóbrega de Sousa

O velho caminhava por uma estrada reta, quase que linear. A vista entrevia o ilimitado. Não dera a ninguém o direito de lhe acompanhar. Era ele e uma silhueta disforme, perambulando... - E, tão somente. De cumprida, a marcha passou à impiedosa. Mas, isso não fora um determinador para o ócio. O homem pretendia chegar do outro lado da vida.
Ora, por ele, cruzavam as árvores; ora, eram as estrelas, que se desprendiam do céu; de outras vezes, era o vento; e, também, era o nada. O Viageiro se distanciava do ponto de partida e os anos ficavam pelo corredor... – O sonho por testemunha. Não carregava provisões consigo; fazia da fome, um arremeter. O velho era um retirante de si mesmo.
Houve a ocasião de se escutar o pipilar da noite, com suas composições medonhas; houve, ainda, a ocasião de se apreciar as formosuras do dia, com suas nuanças irresistíveis (houve, também, o tentamento à libidinagem e à cobiça; as quais, prontamente, ignoradas). Coisa alguma o distraía da finalidade pela qual se atrevera à jornada.
Os movimentos já não pareciam tão firmes; mesmo assim, ele perseverava. Por vezes, a própria sombra o desprezava. Contudo, essa quietude não o estremecia (era, por outro lado, de uma constância inexcedível). E, quando se supunha que ia desabar, era nisso em que se aprumava.
A vereda agora se oferecia um pouco mais sinuosa. Mas, isso, igualmente, não o abatia. Impossível enxergá-lo de perto; só se via a sua intrepidez. Ninguém sabe se tinha coração. Em uma outra oportunidade teve que subir... e o fez; depois, teve que descer... - O esforço sobre-humano ameaçou a sua certeza.
Foi aí que o notei cambaleante. O vigor poderia estar se exaurindo. Achei que fosse, enfim, sossegar (um pretexto aparente, portanto, já que desdenhou da razão). O viageiro, como que por convicção, adiantou-se. Não sei se ele conseguiu terminar a andança, contudo, confesso: como eu invejei aquele homem de idéia dominante e absoluta paixão.

Jornalista e professor

foto:blog.agirregabiria.net

Nenhum comentário:

Arquivo do blog