Encontros
levam Educação Emocional e harmonia às comunidades do sertão ao litoral.
Antônio Farias |
A educação, seja a partir do lar com extensão na escola, na
construção dos princípios que vão nortear a vida da criança até atingir a fase
adulta, tem na família o grande referencial, com a escola assumindo o papel de
corresponsável por essa formação.
O ciclo de encontros Emoções na Família – Construção da Paz,
realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação
em parceria com a organização Inteligência Relacional, tem como um dos
objetivos incentivar os pais de alunos a participarem mais da educação dos seus
filhos, estreitando laços por meio da afetividade e do diálogo.
No município de Juazeirinho, Seridó paraibano, a EEEF
Marechal Almeida Barreto, com 40% dos alunos residentes na zona rural,
histórias de superação foram reveladas pelos pais ao longo dos oito encontros
de Emoções na Família. Antônio Farias, 50 anos, tornou-se símbolo de
persistência e compromisso na educação de seu filho, que ficou órfão de mãe,
vítima de câncer, aos cinco anos de idade. Abalado com a morte prematura da esposa,
resolveu mudar-se para São Paulo, levando consigo o filho, hoje com 15 anos.
“Foi difícil. Meu filho viveu dois anos sobre cuidados de
terceiros. Mas não suportei vê-lo naquela situação e voltei”, relata,
relembrando os conflitos vividos enquanto morava em São Paulo. Foi então que voltou
para sua terra e assumiu o papel de pai e mãe, ficando bem mais próximo do seu filho.
Sua participação foi incrível, marcando presença em todos os encontros Emoções
na Família.
Antônio relata que foi uma experiência muito interessante.
Ele enalteceu o papel do educador, reconhecendo essa profissão árdua, destacando
a importância da família no processo de aprendizagem das crianças. "Adorei
cada momento, as palestras, as dinâmicas, aprendi muito sobre conviver com o
próximo, especialmente entender meu filho. Há muito respeito entre nós agora. Participamos
bastante das mesmas atividades”, comentou.
O casal Claudete Apolinário e Valdemir Costa Soares, com
uma filha na EEEF Marechal Barreto, enfatizou o quanto os encontros na escola
contribuíram para tornar a família mais unida e integrada. “Nosso filho é muito
fechado, mas com esses encontros a gente se comunica muito melhor, estamos bem
mais próximos. Meu esposo agora conversa e participa mais da educação de nossa filha”,
disse Claudete.
Educadores da Marechal Barreto |
Os encontros desta escola tiveram como facilitadoras as
educadoras socioemocionais Maria Gercina e Cláudia das Neves. Elas apontaram a
aproximação da família com a escola como algo que vem contribuindo para
fortalecer a relação dos educadores com os pais, que se tornaram mais presentes
e compreensivos com seus filhos. Estes, por outro lado, estão tendo maior
aproveitamento em sala de aula. “Com os pais mais presentes na escola,
entendendo melhor seus filhos, suas carências afetivas, esses alunos passaram a
obter melhores resultados na aprendizagem”, explica a educadora Cláudia.
Maria Joana, mãe de dois alunos, comemora os resultados em
casa após sua participação nos encontros. O diálogo hoje é mais fácil, até
mesmo com o seu esposo, agora dando mais atenção aos filhos, que estão mais
obedientes e carinhosos.
Pedras de Fogo comemora grandes transformações e relatos
positivos de pais e filhos.
Carla Valéria |
No município de Pedras de Fogo, localizado na microrregião
do litoral sul paraibano, a EEEF João Úrsulo também concluiu seu ciclo de
encontros Emoções na Família, uma ação governamental inserida no plano de
valorização da educação e de redução da violência na comunidade escolar.
Foi um momento festivo para pais, educadores e alunos, com
apresentações de dança e coral que emocionaram a todos os presentes. A gerente
da 12ª Regional de Educação, Carla Valéria, falou sobre o resgate das emoções
dentro da escola. “São muitas atividades e orientações para os jovens, que se
tornam mais conscientes com a família dentro do programa”, comentou,
acrescentando que houve ganhos positivos, como a maior inclusão dos pais.
Sobre essa ação do Governo da Paraíba em oferecer a
educação emocional para famílias na escola, a gerente Carla disse se tratar de
uma estratégia essencial de trazer aos jovens questões como o respeito, o diálogo,
a cidadania e o aprendizado da própria emoção desses jovens.
Francisco Xavier disse que os encontros são transformadores |
Francisco Xavier, conhecido por José Locutor, assíduo
participante dos encontros Emoções na Família da João Úrsulo, disse que esses
momentos foram muito transformadores, não apenas para ele, mas para todos os
pais, trazendo mais harmonia em família e no acompanhamento do aprendizado das
crianças.
Os encontros foram responsáveis pelo fortalecimento das
relações da comunidade escolar. Para a educadora socioemocional, Pricila
Belarmino, estes foram grandes momentos para os educadores, que aprenderam a
lidar com as emoções. Outra educadora socioemocional, Mariluce Ornilo diz que o
trabalho a ajuda a conhecer os desafios e a superá-los, com o apoio da família.
Lembrou, ainda, de um caso de um pai que fora a seu encontro em prantos por
estar vivenciando um problema, mas que não sabia encará-lo. Depois dos
encontros veio a ela agradecer por tê-lo superado a partir do autoconhecimento.
Educadoras Mariluce e Pricila |
Outra escola da 12ª GRE que trabalha a educação das emoções
na família, a EEEFM Getúlio Guedes, já percebe as mudanças na comunidade
escolar. Uma das educadoras do programa, Claudenise Pimentel, ressalta a
transformação que a escola enfrenta, com a redução da violência. Pais diziam
que batiam em seus filhos, atitude deixada de lado e que vendo sendo ocupada
pelo afeto e diálogo, como bem relatam esses pais.
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