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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Famílias da Paraíba se aproximam da escola e contribuem para a superação de conflitos


Encontros levam Educação Emocional e harmonia às comunidades do sertão ao litoral. 


Antônio Farias
A educação, seja a partir do lar com extensão na escola, na construção dos princípios que vão nortear a vida da criança até atingir a fase adulta, tem na família o grande referencial, com a escola assumindo o papel de corresponsável por essa formação.

O ciclo de encontros Emoções na Família – Construção da Paz, realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a organização Inteligência Relacional, tem como um dos objetivos incentivar os pais de alunos a participarem mais da educação dos seus filhos, estreitando laços por meio da afetividade e do diálogo.

No município de Juazeirinho, Seridó paraibano, a EEEF Marechal Almeida Barreto, com 40% dos alunos residentes na zona rural, histórias de superação foram reveladas pelos pais ao longo dos oito encontros de Emoções na Família.  Antônio Farias, 50 anos, tornou-se símbolo de persistência e compromisso na educação de seu filho, que ficou órfão de mãe, vítima de câncer, aos cinco anos de idade. Abalado com a morte prematura da esposa, resolveu mudar-se para São Paulo, levando consigo o filho, hoje com 15 anos.

“Foi difícil. Meu filho viveu dois anos sobre cuidados de terceiros. Mas não suportei vê-lo naquela situação e voltei”, relata, relembrando os conflitos vividos enquanto morava em São Paulo. Foi então que voltou para sua terra e assumiu o papel de pai e mãe, ficando bem mais próximo do seu filho. Sua participação foi incrível, marcando presença em todos os encontros Emoções na Família.
 
Antônio relata que foi uma experiência muito interessante. Ele enalteceu o papel do educador, reconhecendo essa profissão árdua, destacando a importância da família no processo de aprendizagem das crianças. "Adorei cada momento, as palestras, as dinâmicas, aprendi muito sobre conviver com o próximo, especialmente entender meu filho. Há muito respeito entre nós agora. Participamos bastante das mesmas atividades”, comentou.

O casal Claudete Apolinário e Valdemir Costa Soares, com uma filha na EEEF Marechal Barreto, enfatizou o quanto os encontros na escola contribuíram para tornar a família mais unida e integrada. “Nosso filho é muito fechado, mas com esses encontros a gente se comunica muito melhor, estamos bem mais próximos. Meu esposo agora conversa e participa mais da educação de nossa filha”, disse Claudete.

Educadores da Marechal Barreto
Os encontros desta escola tiveram como facilitadoras as educadoras socioemocionais Maria Gercina e Cláudia das Neves. Elas apontaram a aproximação da família com a escola como algo que vem contribuindo para fortalecer a relação dos educadores com os pais, que se tornaram mais presentes e compreensivos com seus filhos. Estes, por outro lado, estão tendo maior aproveitamento em sala de aula. “Com os pais mais presentes na escola, entendendo melhor seus filhos, suas carências afetivas, esses alunos passaram a obter melhores resultados na aprendizagem”, explica a educadora Cláudia.

Maria Joana, mãe de dois alunos, comemora os resultados em casa após sua participação nos encontros. O diálogo hoje é mais fácil, até mesmo com o seu esposo, agora dando mais atenção aos filhos, que estão mais obedientes e carinhosos.


Pedras de Fogo comemora grandes transformações e relatos positivos de pais e filhos.


Carla Valéria
No município de Pedras de Fogo, localizado na microrregião do litoral sul paraibano, a EEEF João Úrsulo também concluiu seu ciclo de encontros Emoções na Família, uma ação governamental inserida no plano de valorização da educação e de redução da violência na comunidade escolar.

Foi um momento festivo para pais, educadores e alunos, com apresentações de dança e coral que emocionaram a todos os presentes. A gerente da 12ª Regional de Educação, Carla Valéria, falou sobre o resgate das emoções dentro da escola. “São muitas atividades e orientações para os jovens, que se tornam mais conscientes com a família dentro do programa”, comentou, acrescentando que houve ganhos positivos, como a maior inclusão dos pais.

Sobre essa ação do Governo da Paraíba em oferecer a educação emocional para famílias na escola, a gerente Carla disse se tratar de uma estratégia essencial de trazer aos jovens questões como o respeito, o diálogo, a cidadania e o aprendizado da própria emoção desses jovens.

Francisco Xavier disse que os encontros são transformadores
Francisco Xavier, conhecido por José Locutor, assíduo participante dos encontros Emoções na Família da João Úrsulo, disse que esses momentos foram muito transformadores, não apenas para ele, mas para todos os pais, trazendo mais harmonia em família e no acompanhamento do aprendizado das crianças.

Os encontros foram responsáveis pelo fortalecimento das relações da comunidade escolar. Para a educadora socioemocional, Pricila Belarmino, estes foram grandes momentos para os educadores, que aprenderam a lidar com as emoções. Outra educadora socioemocional, Mariluce Ornilo diz que o trabalho a ajuda a conhecer os desafios e a superá-los, com o apoio da família. Lembrou, ainda, de um caso de um pai que fora a seu encontro em prantos por estar vivenciando um problema, mas que não sabia encará-lo. Depois dos encontros veio a ela agradecer por tê-lo superado a partir do autoconhecimento.
Educadoras Mariluce e Pricila


Outra escola da 12ª GRE que trabalha a educação das emoções na família, a EEEFM Getúlio Guedes, já percebe as mudanças na comunidade escolar. Uma das educadoras do programa, Claudenise Pimentel, ressalta a transformação que a escola enfrenta, com a redução da violência. Pais diziam que batiam em seus filhos, atitude deixada de lado e que vendo sendo ocupada pelo afeto e diálogo, como bem relatam esses pais. 

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