Lembrando a Campanha Novembro Azul e com a proposta de levar ações de saúde a locais de trabalho com grande concentração de homens, o Programa Saúde do Homem esteve na manhã desta quarta-feira, dia 18, no 3° Batalhão de Polícia Militar. A ação dá continuidade ao calendário da campanha no município e contou com o apoio das equipes das unidades de saúde Aderbam Martins e Jardim Queiroz, uma equipe médica especializada composta por quatro médicos e alunos da ECISA.
Os atendimentos tiveram início logo às 6 da manhã para que o maior número de militares pudessem ser atendidos. Foram ofertados atendimentos médico e de enfermagem, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia em jejum e vacinação. Além de orientações com relação à sensibilização da população masculina sobre o câncer de próstata.
Durante as consultas médicas especializadas os homens foram examinados com o toque retal, importante exame para a detecção de alguma alteração na próstata.
“Ações como estas sempre são muito interessantes, são ações preventivas e de educação, ensina a população quais os riscos, os sinais de algumas patologias que merecem atenção, e ainda mais que isso, levam os serviços de saúde aos homens, demanda bastante reprimida,” comentou o médico da UBS Jardim Queiroz, Urbano Fernandes.
Participaram da ação os médicos Dr. Eliseu José de Melo, Dr. Jucélio Pereira, Dr. Urbano Fernades (da UBS Jardim Queiroz) e Dr. José Alex Carneiro (da UBS Aderbam Martins).
Além do 3° BPM, as ações da Campanha Novembro Azul também já foram desenvolvidas com os homens no 4º Batalhão de Bombeiros Militares e com os trabalhadores da CEASA, e segue na semana que vem na STTRANS.
“Esta é a nossa terceira semana de ações e vem sendo muito proveitosa, estamos bastante satisfeitos. Por onde nossas atividades passam vemos que os homens se sentem valorizados com esse cuidado, e aqui não foi diferente. Estamos conseguindo atingir nosso objetivo que é o da conscientização do homem com relação aos exames periódicos e à procura dos serviços de saúde, “ comentou o coordenador de saúde do homem do município, Hugo Geine.
Contudo, diariamente diversas unidades de saúde promovem os atendimentos noturnos para a população masculina dentro do cronograma da campanha, a exemplo das unidades Dr. Geraldo Carvalho, no Jatobá, Dr. Pedro Firmino, no José Mariz e Roberto Ôba, no bairro da Vitória.
Kamylla Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário