O município de Quixaba mais uma vez marcou presença na Jornada de Inclusão Produtiva, espaço destinado à discussão dos problemas do semiárido e que permite também a apresentação de alternativas de sobrevivência do homem no campo, em uma região castigada ciclicamente pelas intempéries climáticas.
Algumas experiências de Quixaba, a exemplo do cultivo da pimenta e da produção de polpa de fruta foram vitrines para os frequentadores do evento promovido pelo Governo do Estado com a participação de diversas entidades ligadas à produção e pesquisa.
O prefeito de Quixaba, Júlio Cesar, destacou os problemas que se arrastam e se agravam com vários anos de seca. Mas também fez referência à atitude dos produtores rurais de Quixaba, que não desistem, mesmo com a realidade adversa, de lutar por melhores dias, inovando, buscando parcerias, apoios para seguir em frente desenvolvendo várias atividades como mel de abelha, doces caseiros, criação de aves e caprinos, além da pimenta e da polpa de frutas.
Cesar também falou sobre a postura do município, que destina 100% dos recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, adquirindo diretamente os produtos da merenda com dos produtores locais, o que eles podem oferecer.
Para o secretário de Agricultura de Quixaba, Paulo Monteiro, os desafios são grandes, mas os produtores, em parceria com o Município, vão conseguindo vencê-los.
Eduardo Silva (Ascom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário