O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, das 8h às 17h desta terça-feira (9), o Seminário Estadual de Gestão Pedagógica (Segep). O evento objetiva lançar o Plano de Metas de Indicadores Educacionais das escolas estaduais para gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos das GREs, diretores e professores. O lançamento do PMIE ocorrerá no auditório da Asplan, em João Pessoa.
De acordo com a secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, o Plano visa também promover reflexões sobre a formação de cidadão com competências e habilidades necessárias à inserção social. “Para isso, cumpre orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das escolas, da rede estadual de ensino, apontando medidas de melhoria da prática educativa e, neste momento, assume o desafio de projetar metas de indicadores por escola, a partir dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) de 2012 a 2014”, ressaltou.
Na ocasião, será lançado também o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que visa trabalhar na escola o alcance das metas. “A partir da proposta cabe a cada escola avaliar sua prática educativa, planejar e elaborar seu PIP, envolvendo toda a comunidade escolar, para que os índices sejam alcançados no IDEPB, que será aplicado em setembro deste ano”, explicou Roziane Marinho.
Roziane Marinho |
As metas das escolas da rede estadual de ensino foram calculadas, utilizando as informações do IDEPB, que leva em conta o fluxo escolar e a proficiência dos estudantes, de modo que, no âmbito estadual, cada escola alcance a previsão de: média 6,0 em 2021 para o 5º ano, média 6,0 em 2025 para o 9º ano e média 6,0 em 2028 para a 3ª série do Ensino Médio.
Durante o evento serão discutidos os aspectos conceituais e metodológicos do Plano de Metas e apresentada a proposta de Plano de Metas por escola, além de estudo de caso, pelo professor Dr. Wagner Resende do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). À tarde a secretária Roziane Marinho, abordará o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) a partir das metas do IDEPB e serão apresentadas experiências exitosas de escolas estaduais que desenvolvem ações a partir da análise dos resultados deste índice.
secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário