O CÂNCER DE MAMA E O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA
Inácio A. Torres
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Conforme o Instituto Nacional de Câncer -INCA, a cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Há alguns anos foram estabelecidos como fatores de risco para essa doença: menarca (primeira menstruação) precoce, nuliparidade (não ter tido filhos), idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal.
Além desses, a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, tendo sido comprovado que as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e posteriormente o mesmo ocorre de forma mais lenta.
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda como principais estratégias de rastreamento populacional um exame mamográfico, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos de idade, e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos de idade. Para mulheres - com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau - consideradas de risco elevado para a doença, recomenda-se o exame clinico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos de idade.
O exame clínico, como parte do atendimento integral à saúde da mulher, deve ser realizado, por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade, em todas as mulheres que procuram o serviço, independentemente da faixa etária. A prática desse exame tem como fundamentos: a eticidade, o conhecimento científico, o correto esclarecimento e o respeito ao consentimento por parte da usuária do serviço.
Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se descoberto logo no início e tratado, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, certamente porque a doença vem sendo diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Contudo, lamentavelmente no país inteiro, se verifica ainda muitas brasileiras fazendo peregrinação para realizar uma mamografia ou um exame papanicolau, os quais, algumas vezes, além da demora para o recebimento, apresentam resultados duvidosos ou pouco confiáveis.
Isso posto, gostaríamos de convidar a todas as mulheres e homens, entidades públicas e privadas de Cajazeiras e do Sertão paraibano para se engajarem na Campanha Outubro Rosa, um grande movimento contra o câncer de mama iniciado nos anos 90 nos Estados Unidos e hoje espalhado em muitos países.
O outubro Rosa, atualmente comemorado em todo o mundo, tem como objetivo alertar a humanidade sobre o câncer de mama, essa doença que vem a cada ano matando mais mulheres. O símbolo desse movimento é um laço cor de rosa, portanto, se durante este outubro, você encontrar pessoas usando esse laço já sabe que se trata de alguém que está apoiando a luta contra o câncer de mama. Mire-se nesse exemplo, estimule-se, e também coloque o seu laço. Assim você estará participando de um movimento pacato, bonito, solidário e denunciador de uma questão mundial de saúde pública.
Enfim, você estará lutando por uma nobre e grande causa humanitária e a favor da promoção da vida de mulheres, como sua mãe, irmãs, amigas, colegas, esposas e namoradas.
Um comentário:
Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland
Postar um comentário