O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, recepciona às 16h desta sexta-feira 26 no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, o ministro das Relações Institucionaias, Alexandre Padilha, que terá na comitiva o governador da Paraíba, José Maranhão, além de outros líderes políticos. De acordo com o gabinete do prefeito Nabor Wanderley, a vinda de Padilha tem por objetivo fazer a entrega de casas e prédios recuperados ou construídos, que sofreram avarias nas enchentes de 2009.
O primeiro local a ser visitado pelo ministro das cidades será a Vila Cavalcanti, uma das localidades atingidas pelas águas pluviais, onde houve construção de moradias. De lá a comitiva segue para o Abrigo dos Velhos, no bairro São Sebastião, abrigo este reconstruído e ampliado. A última comunidade a ser visitada é a do Frei Damião (Morro e Liberdade), uma das mais castigadas pelas chuvas, que deixaram dezenas de famílias sem moradia.
O inverno atípico ocorrido em 2009 no município de Patos levou o governo municipal, estadual e federal decretar estado de calamidade pública. Em um único dia choveu em Patos 300 mm, praticamente 50% da média anual. Os prejuízos ocorreram registrados não apenas na cidade, mas também na zona rural. Recursos federais foram destinados ao governo do Estado, algo em torno de R$ 5 milhões, para a recuperação e construção de casas, escolas, açudes, passagens molhadas, recuperação de estradas.
Este ano a Prefeitura realizou uma série de medidas preventivas visando permitir o escoamento das águas das chuvas, através de limpeza de todos os canais que cortam a cidade, obras de drenagem nas localidades mais atingidas ano passado e construção de passagens molhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário