Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 20 de dezembro de 2009

Projeto Feirinha dos Parabéns



Moeda fictícia ajuda alunos a encarar a realidade nas compras

Um importante projeto foi implantado este ano pela Secretaria de Educação e cultura de Quixaba, município localizado na região das Espinharas, Sertão paraibano. Trata-se do Feirinha dos Parabéns. O projeto, que criou uma moeda ficícia, surgiu com o objetivo de incentivar a aprendizagem dos alunos, para que eles descobrissem a importância dos conteúdos estudados no dia-a-dia, participassem com maior interesse das aulas fazendo as atividades com freqüência e responsabilidade relacionando-as ao cotidiano. Além desses direcionamentos a intenção é trabalhar também o respeito ao próximo e as diferenças sociais, raciais e religiosas.
Os Parabéns, como é chamada a moeda fictícia usada na compra dos objetos da feirinha, é obtida de acordo com o desempenho em sala de aula e o comportamento na escola. Ao final de cada mês os valores adquiridos no decorrer das atividades são somados, e cada aluno recebe o valor correspondente ao seu esforço. O projeto interdisciplinar que também trabalha estrategicamente o lúdico contempla estudantes do 1º ao 5º ano.
“Esse projeto surgiu com uma brincadeira em sala de aula, e com os resultados obtidos veio a idéia de expansão. Eles sempre reclamavam que estavam cansados da rotina escolar, então surgiu a necessidade de mostrar a capacidade de cada um, de resgatar a autoestima. Agora eles têm mais prazer em vir pra escola.
Tínhamos um aluno que não vinha mais à escola e agora frequenta regularmente todas as aulas. Isso é muito gratificante”, declarou Synara Costa, idealizadora do projeto.
Toda a equipe de professores e auxiliares envolvidos comemora o sucesso do projeto.
“Esta ação pedagógica está sendo muito importante para que os alunos dêem sentido ao que vêem na escola. Eles estão motivados e já são vistas muitas melhorias, principalmente de comportamento. E os pais que até então eram desligados da vida escolar dos filhos estão sempre presentes, e até os que são analfabetos, procuram outras pessoas que possam ajudar seus filhos para que eles ganhem os parabéns”, falou a professora Sandra Valéria de Brito.
Os pais, que apenas observam o desempenho dos filhos na feira, para não influenciar na autonomia deles, são só elogios.
“Meu filho melhorou bastante, e todo dia ele promete que vai estudar ainda mais para superar a quantia anterior”, disse toda orgulhosa Suenilza Araújo, mãe de José Neto.
“Hoje eu ganhei P$ 55,00. Já comprei boneco, bolsa, chocolate, e hoje vou comprar um carrinho”; declarou Francisco Neto enquanto negociava a compra do objeto desejado.
 Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog