Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 20 de dezembro de 2009

Homenagem a Gonzagão e à cultura nordestina no Coreto II



O compositor, cantor e poeta Boanerges de Sousa Calado está com exposição no Restaurante Pirão de Queijo Coreto II neste domingo, prestando homenagens ao Rei do Baio, Luiz Gonzaga e a outros grandes nomes da música nordestina, a exemplo dos paraibanos Jackson do Pandeiro e Marinez, aliás, inspiradora de uma canção sua classificada dentre as doze do Forró Fest deste ano etapa Patos.
Boanerges, agentes fiscal do Estado, natural de Carnaíbas-PE, terra do maior compositor das músicas de Gonzagão, Zé Dantas, já gravou CD e atualmente é compositor da banda Forrozão Chamegado. Cerca de 15 quadros com fotos e composições estão para visitação pública. Uma delas, Aquele fole velho, reverencia Januário e seu filho famoso Luiz Gonzaga.
Nessa exposição ele aborda outros temas, como a injustiça, escravidão no Brasil e MST (Movimento dos Sem Terra), para o qual faz duras críticas na composição. Outra lembrança, nesse trabalho, é das três figuras mais importantes da cultura nordestina, segundo o autor da exposição, além de Gonzaga, Padre Cícero e Lampião.
Boanerges usa da crítica para expressar seu sentimento e conhecimento do cotidiano. Numa das letras, um rap, faz duras críticas à postura de alguns policias no momento da abordagem (revista). “Muitos são totalmente despreparados e nos tratam como se fossemos verdadeiros bandidos”, comenta.
A pretensão de Boanerges é levar sua exposição para outras plagas, escolas, universidades, centros culturais. Já tem agendado vários municípios para 2010: Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Natal, Recife e Exú-PE. No rol das homenagens a Gonzagão neste domingo no Coreto II, acontece show com Zé Nilton do Acordeom, que fará tributo ao Rei do Baião.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog