Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Espaço Sindical

Eugênio Pacelli Lima (PCdoB), prefeito de Condado, cidade a 400 km de João Pessoa, reconheceu na última sexta-feira (29), o assentamento Nova Conquista, na antiga fazenda São Vicente, que fora propriedade do médico José Agrimar Leite.
As famílias fizeram a primeira ocupação da fazenda em 1998. Em 2002, retomaram novamente a fazenda que tem cerca de 1. 700 hectares.
O ano passando as famílias acampadas produziram mais de 60 mil quilos de milho, 20 mil quilos de feijão, 6 mil quilos de algodão, 5 mil quilos de gergelim, além de ter 3 mil pés de banana plantados.
Para o coordenador do MST na região, Sandro Alves da Silva, foi um grande avanço para as famílias assentadas a desapropriação e o reconhecimento pelo prefeito da criação do assentamento Nova Conquista. Há mais de dez anos as famílias estavam lutando pela terra para poderem produzir, enfrentando na maioria das vezes a truculência da polícia e a morosidade da justiça.
Na região, três fazendas pertencentes ao médico agropecuarista, José Agrimar Leite foram desapropriadas na região. A primeira foi a fazenda Jacu, no município de Patos, hoje denominado Assentamento Patativa do Assaré; depois, a fazenda Tijolos (Melancia), no em São José de Espinharas e por último, a fazenda São Vicente em Condado.
O coordenador de Produção do MST na região, Gedeão Rodrigues, destacou a organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e enfatizou que foi uma vitória de todos, pois “muitos ficam discriminando o movimento e mesmo os companheiros assentados. Mesmo sem ainda terem nenhuma definição da terra, estavam produzindo, diferentemente dos fazendeiros, que só plantam capim para engordar o seu rebanho em detrimento das necessidades básicas de alimentação do povo”.
Os assentados Benício e Deca receberam das mãos do prefeito uma cópia do documento que foi assinado e enviado para o INCRA, onde o gestor se comprometeu em atender as reivindicações dos agricultores no assentamento, especialmente na área de saúde, educação.
Esteve presente no ato de entrega, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Paraíba, José Gonçalves, o presidente da Associação do Assentamento Patativa do Assaré, José Roberto de Lima e a chefe de Gabinete do Prefeito de Condado e presidente do PCdoB no município, Maria Rita Guilherme.

De João Pessoa, Abdias Freire

Nenhum comentário:

Arquivo do blog