Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 26 de abril de 2009

Meio Ambiente de Patos realiza trabalho educativo com banhistas e comerciantes

O açude Jatobá, que se transforma num grande balneário para os patoenses e visitantes quando está sangrando, como é o caso de agora, hoje teve um dia diferente, devido um trabalho de educação ambiental realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e pela Coordecom – Coordenadoria de Comunicação. O alvo da ação foram os banhista e comerciantes, que marcam presença em grande número, especialmente aos domingos naquele manancial.
Um mutirão, que contou com a participação de funcionários do Meio Ambiente, distribuiu sacolas plásticas para que as pessoas pudessem recolher o lixo e depois depositá-lo em tambores específicos para a seletiva dos resíduos. Em seguida os servidores fizeram limpeza em toda a área do sangradouro do Jatobá, um dos quatro que abastecem a cidade de Patos, onde foram encontrados diversos tipos de detritos, desde garrafas peti, de vidro, sandálias de borracha, copos descartáveis, sacolas plásticas e uma série de outros objetos que colaboram para a degradação do meio ambiente. Todos ficaram surpresos com o grande volume de lixo deixado às margens do Jatobá pelos banhistas e comerciantes.
A iniciativa recebeu o aval dos frequentadores do Jatobá. O secretário do Meio Ambiente, Alexandre Nóbrega, pediu a colaboração de todos para que não poluíssem o reservatório. Fez um alerta sobre os perigos que as garrafas de vidro proporciom aos banhistas, caso venham a ser quebradas. É bastante comum os grupos de amigos, famílias, levarem para aquele banho esse tipo de material. Outra recomendação foi com atenção às crianças, para que não sejam deixadas sozinhas pelos pais.
“A gente sabe o quanto é difícil mudar o comportamento das pessoas, mas vamos intensificar esse trabalho educativo, de preservação ao meio ambiente”, comentou Nóbrega. No próximo final de semana haverá uma melhor coordenação de barracas, que vão ter espaço delimitado para facilitar tanto o comércio de bebidas como de alimentos. A meta é estender ao máximo essa campanha para que num futuro próximo os mananciais de Patos estejam protegidos da agressão do homem. “Não há outro meio senão através da educação”, acrescentou Alexandre.
Uma outra ação desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente de Patos é de recolhimento de pneus usados. A partir desta segunda-feira 27 a campanha de recolhimentos de pneus velhos chegará aos veículos de comunicação. Uma empresa da cidade se prontificou a receber esses objetos sem uso. “A gente vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ou seja, a gente diminui a poluição do meio ambiente e ajuda a reduzir os criatórios do mosquito transmissor da dengue”, comentou Alexandre Nóbrega.

Assessoria

Um comentário:

Zenilda Lua disse...

Marcos, parabéns!
Adoro teu blog.
Estou sempre em visita, embora não comente.
Taí uma questão que merece destaque,O Lixo e o Meio Ambiente.
A sociedade precisa ser reeducada e está atenta em relação ao lixo que produz, depositar em locais apropriado, ser um agente multiplicador de bons hábitos. A Natureza agradece e nós também.

Um abraço tamanho família e mais que festivo de afeto.

http://zenildalua-alfazema.blogspot.com/

Arquivo do blog