Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de gripe suina no RN


O Ministério da Saúde está monitorando um caso suspeito de gripe suína no estado visinho do Rio Grande do Norte. Autoridades sanitárias estão realizando exames.
A identidade do paciente não foi revelada, mas o MS admite que os sintomas são semelhantes aos da doença.
Um ou dois?
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirma apenas um paciente sendo monitorado com suspeita de gripe suína no Estado.O órgão já enviou ao Ministério da Saúde um pedido de esclarecimento sobre a nota divulgada na noite desta segunda-feira 27, que apontavam dois casos sendo acompanhados no estado.De acordo com a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, o paciente é potiguar e está internado em um hospital particular.“Está todo mundo pressionando e ele está começando a negar informações”, disse a representante da secretaria.Juliana Araújo não apresentou mais informações para preservar o paciente e a investigação sobre o caso.
Saiba tudo sobre a gripe suína - sintomas, contágio
Além do caso do Rio Grande do Norte, mais nove pessoas estão sendo monitoradas em sete estados do País. Três são em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um em São Paulo e um no Pará.
A décima primeira vítima pode ser um homem de 40 anos, internado em Salvador, na segunda-feira 27 também com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.
O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.
AutomedicaçãoUm remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. “Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial”, diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. “O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora”, garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.
O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997. Fiscalização O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.
O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.
Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.
Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada.Também há planos para contigência nos portos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário.
G1 e site nominuto.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog