Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Apicultura no Curimataú paraibano rende 150 mil/ano


Produção aumenta mais de 20% ao ano e moradores se interessam não só pela apicultura como pela meliponicultura

O Curimataú paraibano está apostando na apicultura como um mercado em plena expansão. Toda a produção anual de mel dos apicultores envolvidos no projeto da Apicultura Integrada e Sustentável (Apis) do Curimataú/Seridó, tocado pelo Sebrae, terminou o ano com mercado garantido. As associações e cooperativas saíram lucrando quase R$ 150 mil em 2008. A meta do próximo ano é aumentar a produção média de 23 toneladas/ano e atingir o mercado privado, conforme o gestor do projeto, Diógenes Vasconcelos.
Geração de empregos
A atividade tem atraído muitos moradores das quatro regiões paraibanas onde o Apis atua. Não é pra menos, investir em abelha, mel e seus produtos é relativamente barato e ainda gera renda. Estima-se que a cada R$ 5 mil investidos na apicultura gera um emprego, conforme o projeto do Sebrae. Os apicultores do Curimataú comemoram a boa safra de mais um ano de trabalho.
"O momento mais marcante que tivemos este ano foi a compra feita pela Conab, de 24 toneladas de mel. Nossos esforços rendem o sustento de dezenas de famílias", relembrou Diógenes. Já o apicultor Ednaldo Costa, que também vende mel em Araruna, acredita que vai dar para se manter no negócio familiar. "Aqui todo mundo quer trabalhar com mel", disse.
Em parte, essa procura pela atividade tem engrossado as estatísticas do projeto. O Apis está conseguindo atingir a meta de aumentar vendas, procura e mercado em mais de 20% ao ano, conforme explica Diógenes Vasconcelos. Em três anos, o projeto cresceu, de acordo com ele, atingindo a diversificação e ampliação do mercado e fortalecendo o associativismo.

Seminário

Quem participou do 4º Seminário Apícola em agosto deste ano, em Dona Inês, viu o que há pouco tempo não se observava. Um auditório de uma quadra esportiva lotada de produtores rurais que se esforçam para aprender as técnicas e formas de vender. Na ocasião, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a compra de 24 toneladas de mel.

Segundo Diógenes, a Conab deu o ponta pé numa produção que precisava sair dessas regiões. "O interesse deles pelo nosso produto efetivou a comercialização da produção de mel e os produtores se sentiram valorizados", comentou. O gestor do projeto pretende inserir no Apis uma melhoria na comercialização dos produtos e o manejo adequado.

Profissional

Para tornar esse empreendimento rural mais profissional, o projeto do Sebrae trabalha no aumento da produção, na produtividade e na diversificação dos produtos apícolas. Tudo de forma sustentável, gerando ocupação e renda no Curimataú e no Seridó. Promover a sustentabilidade ambiental e garantir a qualidade também são focos do projeto.
Não só apicultores trabalham no Apis, mas os meliponicultores, que lidam com o mel. As duas categorias são organizadas em associações, cooperativas ou condomínio e pequenas empresas de beneficiamento e comercialização. O Sebrae conta com a Conab, Banco do Brasil, UFPB, prefeitura de Araruna, Incra, Aprodes, Fundação Banco do Brasil e Petrobras.

Ações

Este ano os apicultores e meliponicultores conseguiram o acesso ao mercado com capacitação técnico-gerencial dos que trabalham promovendo a cooperação. A consultoria do Apis é aplicada para o acesso ao crédito. Depois de utilizada a verba, o projeto ainda efetua a gestão e o monitoramento do projeto, faz uma mensuração de resultados e uma avaliação.
Com atuação focada em territórios selecionados em 15 estados brasileiros, na Paraíba, o projeto está instalado no Curimataú, Seridó, Brejo e Agreste paraibano. O Apis fortalece as estruturas de coordenação e governança da cadeia produtiva apícola. Além de estruturar, integrar e apoiar a implantação de um conjunto de ações que viabilizem os negócios.
A apicultura brasileira reúne requisitos que promovem a inclusão. É uma atividade que gera ocupações socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis. Especialistas dizem que a apicultura tem o conceito de Sustentabilidade.

Vantagens da apicultura

Não tem impacto ambiental negativo. Transforma o apicultor no "ecologista prático"
A polinização mantém a biodiversidade e aumenta produtividade em outras culturas
Cientistas vêm descobrindo em produtos apícolas novas formas de aplicação terapêutica
Potencial de aumento do consumo interno no Brasil de 60 gramas/ano
Com as "boas práticas apícolas", pode-se triplicar a colméia de 16 kg para 48 kg/ano
O potencial inexplorado chega a 200 mil toneladas de mel, além dos derivados
Potencial dos derivados de mel, valor agregado no marketing, design e na certificação.

Érica Chianca (Coordenadora de Jornalismo da Ascom Sebrae)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog