Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 25 de maio de 2008

Murilo expõe “Esse vivente és tu” na Câmara Municipal


Com 20 pinturas, em óleo sobre tela, a mostra “Esse vivente és tu” será aberta neste dia 31 de maio. A partir das 20h o público presente à inauguração da nova Câmara de Vereadores da cidade de Patos terá acesso ao trabalho do pintor Murilo Santos.
As pinturas modernas de estilo expressionista e cubista do artista têm em comum a preocupação maior pelo plano bidimensional.
Atenção formal voltada prioritariamente para a cor e o ritmo das linhas em detrimento da perspectiva e do volume, ou seja, em geral, os temas tratados pelo artista distanciam-se da pintura “realista”, “fotográfica”, para exprimir suas informações e sentimentos através da cor e das de-formações causadas pelas linhas.
Temas trabalhados
O homem, a condição humana. A solidão. A insegurança. O pensamento. Temas propostos nos títulos dos quadros da exposição revelam a preocupação do artista com o conteúdo – a transmissão de informações – de suas pinturas.
Segundo o próprio artista o conteúdo de sua pintura está intrinsecamente ligado aos títulos das obras, semelhante ao endereço postado numa carta. Sem ele – o endereço – a carta estaria fadada a perder-se no caminho. Todavia ressalta que o conteúdo do seu trabalho é expresso essencialmente pela imagem.

Há nove anos atuando na pintura e em sua nona exposição, autodidata e longe do acervo nacional das pinacotecas dos principais centros artísticos, Murilo Santos, manteve sua relação com a pintura através dos livros, jornais e revistas.
Experiência que o levou a tratar do tema da impressão de pinturas no jornalismo cultural impresso durante a sua graduação no curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, com o trabalho científico (monografia) A Impressão da Pintura no Brasil: Jornalismo Cultural em Foco. Texto em que reflete sobre a relação entre a pintura (imagem) e as palavras (verbo) na história do jornalismo cultural impresso no Brasil. Cuja conclusão aponta para uma supervalorização, histórica, da palavra em detrimento da imagem, no espaço dedicado às informações referentes à pintura, linguagem que é autônoma na transmissão das informações por ela proposta.


patosonline

Um comentário:

Wandecy Medeiros disse...

Murilo Santos é o maior expoente das artes plásticas em Patos ma atualidade, e quiçá, em toda a história da cidade. A exibição dos seus quadros na inauguração da nova Câmara tornará essa inauguração uma coisa menor perante a sua arte. Ele já roubou a cena.

Arquivo do blog