Por Genival Junior
Será aberta nesta sexta-feira na Associação Comercial e Industrial de Patos, a campanha salarial 2008/2009 dos servidores do comércio de Patos e região. Na oportunidade será realizada a Assembléia Extraordinária da categoria, que vai discutir a pauta de reivindicações, que será encaminhada ao Sindicato do Comércio Varejista de Patos, entidade que representa os interesses da classe patronal.
A Campanha Salarial dos comerciários da Grande Patos, tem como data base o dia 1º de julho, a exemplo dos demais municípios filiados a Federação Dos Trabalhadores no Comércio e Serviços - FETRACOM. “O ponta-pé inicial da campanha acontece com a participação dos trabalhadores, o que fortalece ainda mais a nossa luta”, afirmou Everaldo Lima, presidente do Sindicato dos Comerciários. No último dia 17, a FETRACOM promoveu o seminário sobre Negociação Coletiva, quando foram discutidas as estratégias para a campanha desse ano. O tema escolhido para este ano foi, “É hora de ampliar nossas conquistas”, como parte da campanha unificada da federação.
Redução de jornadaAtualmente, o piso da categoria em toda a base territorial de Patos é de R$ 420,00. Ano passado, o salário da categoria subiu 10,52%, índice superior ao reajuste do novo salário mínimo, que alcançou 9,21% a partir de 1º de março. Os trabalhadores do comércio obedecem a uma carga de oito horas diárias, no limite de 44 horas semanais. O que exceder esse tempo é calculado como hora-extra, que no caso da categoria é um acréscimo de 80%. O Sindicato, junto com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) quer reduzir de 44 horas semanais para 40 horas. “A redução de tempo de serviço gera mais empregos e é um dos principais motes da Campanha 2008”, reforçou Everaldo.
foto:garimpandopalavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário