Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Potós invadem Patos


Vem aumentando o número de pessoas vítimas do ataque de potós na cidade de Patos. O pequeno inseto, de cor alaranjada para vermelho, costuma aparecer ao fim de períodos de chuvas ou em inervalos mais longos destas. No Centro Administrativo de Patos os funcionários reclamam da constante presença desse bichinho bastante temido. É o caso da jornalista Potyra Potyguara, que vive assustada, olhando para tudo quanto é parede e ficando em baixo de árvores.
O ataque do potó, Paederus Irritans, geralmente se dá quando ele se sente ameaçado. As pessoas sentem como se fosse uma formiga andando pela pele e passa a mão. É nesse instante que o inseto libera a substância que queima a pele, podendo, inclusive, deixando seqüelas se não houver tratamento adequado. Os dermatologistas dizem que a dica é lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto, mas caso a pessoa só venha a perceber que foi atingida posteriormente, quando aparecer a mancha vermelha, deve-se lavar o local com sabonete antisséptico duas vezes ao dia. Das manchas vermelhas podem surgir feridas, que muitas das vezes se recomenda o uso de pomadas cicatrizantes, incluisve de antibióticos nos casos graves.

precauções

Quando o inseto atinge a área do olho, a pessoa deve procurar imediatamente um oculista para ver se a infeção não comprometeu sua visão. Outras recomendações´são para que a pessoa que sofreu a queimadura não passar filtro solar antes que as bolhas cicatrizem, nem pomadas para evitar assaduras em bebês.É bom evitar também banho de sol na parte do corpo atingida pela famosa "mijada" do potó por pelo menos dois meses. Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho. O potó busca com mais freqüência a luz no período da noite, hora em que há mais ocorrências de seus ataques.

foto:www.flickr.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Inventor patoense inventa remédio para mijadas de potós.

é um piniquinho, mas o inventor adianta que anda que ainda nao iniciou a segunda fase do projeto, que consiste em ensinar os bichinhos a mijar dentro dele.

Anônimo disse...

Se uma mijada faz isto imaginem uma cagada ou ate mesmo uma desinteria. au au. Que bicho bandido

Arquivo do blog